Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

POLÍTICA Sábado, 22 de Junho de 2024, 08:45 - A | A

Sábado, 22 de Junho de 2024, 08h:45 - A | A

PRÉ-CANDIDATO

Abilio quer profissionais de educação física e nutricionistas em unidades de saúde

Pré-candidato do PL defende ampliação das políticas públicas em prol da população

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

O pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo PL, deputado federal Abilio Brunini, defende a inclusão de profissionais de educação física e nutricionista nas unidades básicas de saúde.

A ideia é permitir que estes profissionais possam contribuir para ações de melhoria da qualidade de saúde aos moradores, orientando a respeito das atividades físicas e planos de alimentação para garantia do bem-estar da população, em suas mais diferentes faixas etárias.

"Um profissional de educação física pode acrescentar muito para que todo dia de manhã as pessoas possam fazer caminhada, atividades físicas e alongamentos e criar uma rotina de hábitos saudáveis. O nutricionista pode ajudar na elaboração dos planos alimentares para que pessoas possam prevenir diabetes. A ideia é muito simples. Se todos cuidarem da saúde por meio de caminhadas e saúde alimentar vai se gastar menos com medicamentos e cuidados emergenciais. É melhor prevenir do que remediar", afirma.

Atualmente, Cuiabá tem 87 unidades básicas de saúde (UBS).

Entre os principais serviços oferecidos pelas UBSs estão: o atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, diarreia, problemas com a amamentação, palpitação, mal-estar e pequenos ferimentos.