Domingo, 16 de Junho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 03 de Novembro de 2020, 10:12 - A | A

Terça-feira, 03 de Novembro de 2020, 10h:12 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Botelho assina portaria suspendendo sessões plenárias na Assembleia até fim das eleições

Rafael Martins/O Bom da Notícia

Devido ao período eleitoral e o envolvimento dos deputados estaduais nas campanhas municipais, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), assinou uma portaria, suspendendo as sessões plenárias pelas próximas duas semanas. Com isso, o parlamentares não realizarão votações até o próximo dia 18 de novembro.

De acordo com o democrata, esse período não causará prejuízos. “Os deputados estão todos concentrados nas campanhas e o único projeto importante é a Lei Orçamentária Anual (LOA) que precisa ser apreciada de forma correta e não dá pra fazer na correria. Por isso o mais adequado foi suspender as sessões”, disse ao O Bom da Notícia.

A falta de quórum no período eleitoral é algo histórico no parlamento estadual. N

A falta de quórum no período eleitoral é algo histórico no parlamento estadual.

a última eleição, em 2018, com 20 parlamentares buscando a reeleição, os horários e dias das sessões chegaram a ser alterados. As sessões deliberativas, nas quais os deputados discutem e votam proposições, aconteceram somente as quartas-feiras.

E assim permaneceu durante período eleitoral. Um mês antes do dia da eleição, os deputados ainda aprovaram um requerimento de lideranças partidárias solicitando antecipar as sessões legislativas.

Seis sessões foram realizadas nos dias 10 e 11 de setembro e os parlamentares retornaram as atividades de plenário somente em 9 de outubro. "As sessões tumultuadas podem atrapalhar o andamento dos projetos uma vez que as propostas precisam tramitar nas comissões necessárias e só aí entrar em votação no plenário".