Quarta-feira, 16 de Julho de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 18 de Maio de 2022, 18:56 - A | A

Quarta-feira, 18 de Maio de 2022, 18h:56 - A | A

"QUEM ESCOLHE CANDIDATO É A SOCIEDADE"

'Brasileiro já votou em palhaço e no macaco Tião', diz Mendes sobre PT barrar filiação de Tigresa Vip

Marisa Batalha/O Bom da Notícia

Nesta últuma quarta-feira(18), em entrevista à Rádio Capital FM e, em meio a risos, o governador Mauro Mendes(UB) - após ser questionado sobre posicionamento do Partido dos Trabalhadores, em nível nacional, de manter a desfiliação de Esther Caroline, conhecida como Tigresa Vip -, admitiu que 'quem escolhe políticos, nas urnas, para algum mandato, é a sociedade'.

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) negou, nesta última segunda-feira (16), pedido da defesa da atriz pornô Esther Caroline Perralto, conhecida como “Tigresa Vip. A Comissão Estadual da agremiação barrou a filiação de Tigresa no dia 22 de abril.

De acordo com o governador, a política já há muito anos convive, entretanto, com inúmeras hipocrisias. Como manter pessoas em cargos públicos que já roubaram ou aceitar que políticos que já foram presos sejam candidatos. Ao recomendar que a população leve mais a sério seu voto.

Acho que precisamos deixar que o PT resolva esse problema de acordo com a consciência deles. É o que digo sempre, que o cidadão brasileiro precisa ter mais atenção na hora de votar. Por que a gente escolhe e depois paga o preço desta escolha. A gente vê aí, por exemplo, a Saúde que é tão importante e o quanto de dinheiro vem sendo desviado o tempo todo do setor. Mas nem quero entrar nisto. Agora, acho que a questão da Tigresa é um problema lá do partido.

Para Mauro, o caso da Tigresa Vip é responsabilidade, contudo, do Partido dos Trabalhadores e que prefere ficar assistindo de longe esta questão. Ao pontuar que cada um que resolva seus problemas e que ele, em particular, vem procurando diariamente resolver os dele.

"Acho que precisamos deixar que o PT resolva esse problema de acordo com a consciência deles. É o que digo sempre, que o cidadão brasileiro precisa ter mais atenção na hora de votar. Por que a gente escolhe e depois paga o preço desta escolha. A gente vê aí, por exemplo, a Saúde que é tão importante e o quanto de dinheiro vem sendo desviado o tempo todo do setor. Mas nem quero entrar nisto. Agora, acho que a questão da Tigresa é um problema lá do partido. Prefiro ficar assistindo de longe, pois cada um com seus problemas [...] Este é um problema do PT, então que eles resolvam de acordo com a consciência deles.

Ao ainda asseverar que a população precisa ter mais seriedade ao votar. Ao comparar de forma subliminar e, claro, sem dar nomes, sobre a presença da Tigresa Vip em um pleito eleitoral em um país que já 'elegeu um palhaço e o macaco Tião'. Ao reforçar, entretanto, que 'quem escolhe candidatos é a sociedade'.

"Agora quem escolhe candidatos é a sociedade. O Brasil já votou no macaco Tião, em um palhaço, mostrando que as pessoas, às vezes, não levam a política muito a sério. Por isso a gente vê tanta gente ruim aí na política. E depois as pessoas ficam metendo o pau, mas esquecem em quem votaram e só vêem os resultados ruins. Então é preciso prestar atenção e escolher alguém que represente a população".

Para entender, quando o governador Mauro Mendes cobrou seriedade no voto e citou que brasileiro, ironicamente, já votou em palhaço e no macaco Tião ele se referiu primeiro ao Palhaço Tiririca, eleito como voto de protesto como deputado federal, em 201O, pelo Partido Republicano de São Paulo. Com a intenção de debochar e mostrar desprezo pelos políticos tradicionais, o eleitor de São Paulo o tornou o mais votado, na época, do país, com mais de 1,2 milhão de votos. Em 2014, Tiririca voltou à Câmara Federal, pelo mesmo partido, reeleito novamente com mais de um milhão de votos.

Já o Macaco Tião foi um chimpanzé do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro que viveu entre 16 de janeiro de 1963 até 23 de dezembro de 1996. Ele se tornou o chimpanzé mais famoso do mundo após receber 400 mil votos para prefeito do Rio de Janeiro, em 1988. Quando Marcello Alencar (PSDB) foi eleito. Se a eleição de Tião fosse de verdade, ele teria ficado em terceiro lugar. Na época, a candidatura do macaco foi lançada por dois jornais feitos pela turma do "Casseta e Planeta". A campanha teve apoio do deputado Fernando Gabeira (PV).