Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 12 de Novembro de 2020, 09:43 - A | A

Quinta-feira, 12 de Novembro de 2020, 09h:43 - A | A

ALENCASTRO

Bustos de Dante e outros ex-governadores são depredados em praça

Rafael Martins/O Bom da Notícia

O Bom da Notícia

 

Bustos de diversos ex-governadores de Mato Grosso estão depredados na Praça Alencastro. Sem nariz e orelhas, a representação do ex-chefe do Executivo estadual, Dante de Oliveira, foi o alvo principal de uma ação de vandalismo nas estátuas, que atingiu também a outros monumentos do memorial de gestores. Ao O Bom da Notícia, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer informou que soube da ação de vandalismo nesta terça-feira (10), mas que já prepara uma ação de restauração das peças junto à Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O busto de Dante - que atuou no Parlamento estadual, na Câmara Federal, na Prefeitura de Cuiabá e no Palácio Paiaguás - foi o mais destruído. A estátua está sem orelhas, com o queixo deformado, sem nariz e com parte da pintura corroída.

Além de Dante, os ex-governadores José Garcia Neto e Júlio Strubing Müller também estão com furos na região das têmporas, indicando que os óculos que antes estavam presentes nas representações foram retirados.

Outras marcas físicas dos bustos também apresentam o panorama da depredação das estátuas. Até mesmo o busto do gestor que dá nome à praça, o coronel José Maria de Alencastro, apresenta sinais de deterioração. Além dele, o ex-governador José Ponce de Arruda também está com parte de sua tintura descascada.

"A secretaria de Cultura, Esporte e Lazer informa que tomou ciência nesta terça-feira (10), da atitude de vandalismo no busto do ex-governador Dante Martins de Oliveira e demais personalidades políticas, localizados na Praça Alencastro e que, em conjunto com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos - Limpurb irá providenciar a restauração das peças. A partir de agora, as Pastas avaliam o estrago para buscar o profissional mais capacitado para realizar os restauros", apontou a pasta.