Em um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado estadual bolsonarista Gilberto Cattani (PL) "debochou" da indicação ao Oscar do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, assim como da indicação da atriz, Fernanda Torres - a indicação da atriz quebrou um jejum de 25 anos, sem indicações de artistas brasileiros.
Na gravação, o bolsonarista alega que "não perde tempo com idiotices" para explicar que não conhece o diretor do filme nem a atriz. O parlamentar também critica o Cinema Nacional, que, segundo ele, está ligado à Rede Globo, tornando o segmento cultural em "babaquice".
“Vocês viram aquele filme Ainda Estou Aqui? Não, né? Nem eu. Vocês sabem quem é o diretor daquele filme? Eu também não. Quem é a atriz daquele filme? Também não sei, não faço nem ideia. Apenas sei que parece que está o maior bacubaco nas redes sociais porque está concorrendo ao Oscar e, se não me engano, perdeu. Enfim, falando aí do Cinema Nacional brasileiro e 'comunizando' a mente de todo mundo, como há muito tempo a Rede Globo faz. Por isso que eu não sei quem é o artista, não sei de nada, pois eu aprendi há muito tempo a não assistir e a não perder tempo com essas idiotices! Há muito tempo aprendi a não assistir à Globo, não tenho nem TV na minha casa e isso tem mais de 30 anos. E, graças a Deus, eu sou livre dessas babaquices que fazem por aí", disse.
Cattani também afirma no vídeo que a promoção de filmes nacionais seria uma maneira de "promover a cultura do comunismo" aos jovens. Para finalizar a gravação, em tom de ironia, o deputado lembra dos manifestantes condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, ao pontuar "eles ainda estão aí".
“Essas pessoas nunca vão entrar na minha mente, mas infelizmente entraram na mente de outras pessoas, que acabam achando que é cultura promover o comunismo no nosso país! O comunismo mata, o nazismo! Esse povo assassino quer enfiar isso na mente dos nossos jovens. Mas sabe de uma coisa? Ainda estão aí as pessoas que foram presas por se manifestarem e quererem um país melhor. Esses aí ainda estão aí!”, pontuou.
Vale ressaltar que o filme Ainda Estou Aqui conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025, um marco histórico para o cinema brasileiro. A vitória representa o reconhecimento global da qualidade da produção nacional e coloca o Brasil em destaque na maior premiação cinematográfica do mundo. Com essa conquista, o filme não apenas eleva o nome do país no cenário artístico internacional, mas também reforça a importância do cinema como ferramenta de reflexão e expressão cultural. Essa conquista é um orgulho para a indústria cinematográfica brasileira e um reflexo do talento de sua equipe.