Sábado, 18 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 09:53 - A | A

Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 09h:53 - A | A

8 DE ABRIL

Chico 2000 vai homenagear Bolsonaro com título Ordem do Mérito Legislativo

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Com 18 votos favoráveis, a Câmara de Cuiabá aprovou na sessão plenária desta última quinta-feira (04), o projeto de decreto legislativo de nº 182/2024, de autoria do presidente da Casa, Chico 2000 (PL), que concede o Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL).

Bolsonaro estará em Cuiabá no aniversário da capital mato-grossense nesta segunda-feira, 8 de abril, e receberá a honraria das mãos do presidente do Legislativo cuiabano. Ele foi eleito em outubro de 2018 presidente da República com mais de 57 milhões de votos, cerca de 55,13% do eleitorado brasileiro, pela Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL/PRTB).

A carreira política dele começou em 1988, quando concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e conseguiu uma vaga no Legislativo da cidade. Em 1990, dois anos depois de eleito, conquistou o primeiro dos sete mandatos consecutivos no cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Em 2014, foi o mais votado no Rio de Janeiro na disputa pela Câmara Federal, com 464.565 votos - conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O ex-presidente destacou-se especialmente pela defesa dos direitos dos militares ativos, inativos e pensionistas. Em sua carreira política, defendeu a redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais. Também atuou em favor de medidas para garantir a segurança jurídica das ações policiais. É o idealizador de uma proposta para tornar obrigatório o voto impresso no Brasil, medida que ele acredita que contribuirá para a realização de eleições mais confiáveis e passíveis de auditagem, além disso, destacou-se na defesa dos valores cristãos e da família”, diz parte do projeto de lei.

Chico também foi autor do título de cidadã cuiabana entregue no ano passado para ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, esposa de Jair Messias.

HOMENAGEADO

Nascido em Campinas (SP), em 21 de março de 1955, Jair Bolsonaro é descendente de imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial. Ele é casado com Michelle, com quem teve sua filha caçula, chamada Laura. Pai de cinco filhos, três também têm mandatos políticos. Flávio, Carlos e Eduardo, que foram, respectivamente, eleitos como senador,  vereador e deputado federal. Este último conquistando o segundo mandato com a maior votação do País – 1,8 milhão de votos, recorde para uma disputa à Câmara Federal. É pai também de Renan.