Diante da queda no número de infectados pela covid-19 na Capital, a Câmara de Cuiabá passa a adotar, a partir desta quinta-feira (8), o sistema híbrido. Após mais de um ano, o parlamento municipal irá reabrir o plenário para a realização das sessões ordinárias.
Neste dia, os vereadores poderão participar da sessão tanto de forma presencial, quanto via plataforma digital. A medida é reflexo de um projeto de lei de autoria do vereador tenente-coronel Marcos Paccola (Cidadania), aprovado em maio deste ano.
A proposta prevê que a modalidade será definida de acordo com a classificação de risco do município. Em suma, o projeto prevê que, quando a classificação de contágio do coronavírus estiver muito alta ou alta, as sessões serão realizadas, obrigatoriamente, de forma virtual.
Já quando a classificação estiver moderada ou baixa, as plenárias poderão ser realizadas na modalidade hibrida. Já as sessões presenciais poderão retomar quando o índice de classificação for baixo.
As sessões virtuais foram instituídas no âmbito do Parlamento Municipal em março do ano passado em decorrência da pandemia da Covid-19. A medida foi oficializada por meio da aprovação das resoluções nº 010/2020 e 011/20.