(Foto: Ilustração)

Além de Senise participam do evento Fred Perilo, Lucas Pimenta, Emerson Saraiva e Leandro Groppo
Foi aberto nesta quarta-feira (8), o Congresso de Comunicação Política e Institucional, em cerimônia presidida pelo secretário de Comunicação do Governo de Minas Gerais, Bernardo Santos.
O primeiro dia do evento foi focado em destacar as estrelas do marketing político brasileiro que têm desempenhado um papel fundamental na área de educação e treinamento.
Dentre os renomados profissionais do marketing político presentes destacaram-se o Consultor Político Fred Perilo, responsável pelo projeto de treinamento de políticos "Reputation Training".
Além dele, Lucas Pimenta, da Escola dos Políticos, e Emerson Saraiva, criador da plataforma "Eleja-se", também compartilharam suas experiências e insights valiosos, da mesma forma que o marqueteiro Leandro Groppo, que foi responsável pela campanha do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
O sucesso da cerimônia de abertura do congresso deu o tom do que promete ser um evento notável, reunindo mais de 500 inscritos de todos os cantos do Brasil.
Nos painéis de debates realizados durante o primeiro dia, emergiu uma preocupação crescente entre os profissionais de comunicação política: o impacto das Fake News e DeepFakes nas próximas campanhas políticas, especialmente com o rápido avanço da Inteligência Artificial.
Palestra de Marcelo Senise
A grande expectativa do evento é explanação do nacionalmente conhecido marqueteiro Marcelo Senise, considerado o maior especialista em Inteligência Artificial aplicada em marketing político do Brasil.
Amanhã, às 15 horas, Senise fará uma palestra de destaque, na qual anunciará a criação do Instituto Brasileiro de Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA). Que tem como objetivo promover um amplo debate nacional sobre o uso da IA em campanhas eleitorais, uma questão que tem gerado preocupações em todo o mundo.
Infelizmente, no Brasil, o assunto parece ter sido negligenciado pelos legisladores, tornando a iniciativa do IRIA ainda mais necessária.
O Compol continua a ser um ponto de encontro crucial para os profissionais de comunicação política, onde as questões mais prementes do cenário político atual são discutidas e abordadas por especialistas do setor.