Sábado, 20 de Julho de 2024

POLÍTICA Domingo, 21 de Maio de 2023, 09:45 - A | A

Domingo, 21 de Maio de 2023, 09h:45 - A | A

AUMENTO DE LIMITE

Coronel Fernanda questiona limite de financiamento de custeio do plano safra

O Bom da Notícia/com Assessoria

A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) fez questionamentos aos representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Planejamento e Orçamento, nesta quarta-feira (17.05), durante audiência pública sobre o Plano Safra 2023/2024, apresentado à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), no plenário 6, da Câmara Federal.

A parlamentar perguntou se os ministérios estão negociando para ampliar o limite de financiamento de custeio para todos os enquadramentos, tendo em vista que a elevação dos custos de produção fez com que os limites atuais de crédito não atendessem aos produtores, forçando-os a contratar créditos de fontes mais caras para suprir a demanda.

Em resposta à Coronel Fernanda, o secretário adjunto de política agrícola do MAPA, Wilson Vaz de Araújo, falou sobre as possibilidades de aumento do limite.

“Se conseguirmos mais recursos, taxas de juros razoáveis, se tem ambiente para aumentar os limites. Se não tivermos, temos que ver como tratar isso. Quando você pega os dados dentro do sistema de estatística do Banco Central, a média dos contratos concedidos, em torno de 200 mil contratos, fica muito aquém do que está estabelecido, temos que avaliar isso também. Mas se tivermos aumento de recursos teremos como trabalhar isso também”, esclareceu o secretário.

Ao longo da reunião, integrantes dos ministérios, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Banco do Brasil e outras entidades voltadas ao setor, explanaram o cenário sobre o plano agrícola em relação a crédito rural direcionado ao pequeno, médio e grande produtor, o custeio de produção, os programas prioritários de financiamento, gestão de riscos, produção sustentável, dentre outras temáticas.