Domingo, 19 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 01 de Abril de 2024, 16:43 - A | A

Segunda-feira, 01 de Abril de 2024, 16h:43 - A | A

IMPERDÍVEL

Deputada e presidente do UB, em Cuiabá, Gisela Simona é a convidada do Cast do Bom desta terça

Luciana Nunes/ Marisa Batalha/O Bom da Notícia

Às 17h30 desta terça-feira(2 de abril), a deputada federal e presidente do diretório do União Brasil, em Cuiabá, Gisela Simona vai estar ao vivo no Cast do Bom, no site O Bom da NotíciaRecém-empossada no comando do diretório da legenda, na capital, Gisela deverá revelar no bate-papo com a jornalista Marisa Batalha, editora-chefe do portal, sobre este novo desafio: ancorar a pré-candidatura do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá.  

E ainda a difícil missão de organizar uma chapa de vereadores com musculatura política e eleitoral para garantir um maior número de parlamentares na Câmara Municipal, nas eleições de outubro. Hoje com três vereadores - Michelly Alencar na liderança, Dr.Luiz Fernando e Cezinha Nascimento - e ainda ainda esta semana com a entrada na sigla de Dilemário Alencar que deverá trocar o Podemos pelo União, no fechamento da janela partidária.

A entrada de Gisela na direção da legenda também motivou a candidatura de 12 mulheres, número acima do exigido pela Lei Eleitoral que são de 10. A adesão foi, inclusive, comemorada pela deputada federal na semana passada, em reunião realizada no partido quando, igualmente, foi definido por unanimidade uma oposição mais ferrenha à gestão de Emanuel Pinheiro((MDB).

Assim, fechado questão sobre voto favorável à cassação do mandato do prefeito emedebista, diante do processo aberto na Câmara de Vereadores, com a aprovação da criação de uma Comissão Processante. Ainda, pela aprovação do relatório do Tribunal de Contas do Estado encaminhado à Casa de Leis, que reprovou as contas do prefeito da capital, de 2022, apontando um rombo nos cofres púbicos de R$ 1, 2 bilhão. 

O parecer pela reprovação das contas chegou na Câmara no final de dezembro do ano passado, mas só foi oficializado em leitura realizada no dia 2 de fevereiro, em sessão plenária, na abertura do ano legislativo de 2024. 

Outro ponto definido na reunião trata da criação, seguindo o estatuto do partido, da Comissão de Ética, Fidelidade e Disciplina Partidárias. Os nomes que integrarão este colegiado serão decididos na reunião do Diretório Municipal, marcada para esta semana. 

Obviamente, ainda no bate-papo, a parlamentar que é uma defensora ferrenha da questão da mulher e do direito do consumidor vai contar, claro, como estão os trabalhos na Câmara dos Deputados, em Brasília, e os principais projetos que veem sendo alavancados por ela.

Trajetória

Gisela Simona foi candidata em 2018, ainda pelo PROS, na época, a uma cadeira no parlamento federal, alcançando um expressivo número de votos, mais de 50 mil votos. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Cuiabá e terminou na disputa em 3º lugar, conquistando 52.191 votos na capital. E, em 2022, concorreu novamente na luta por uma das oito vagas à Câmara Federal, ficando na suplência e assumindo, ano passado, a cadeira em substituição à Fábio Garcia que comanda atualmente a Secretria da Casa Civil.

Cuiabana, nascida e criada no bairro do Porto, Gisela é filha de mãe professora e pai advogado. Formada em Direito pela Unemat, com pós-graduada em Direito do Consumidor, Gisela assumiu a carreira de conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon/MT.

O 'Cast do Bom' vem sendo comandado já há cinco anos pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro que, igualmente, dirige o Programa Cadeia Neles, na TV Vila Real e por Marisa Batalha.