Domingo, 19 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 15:43 - A | A

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 15h:43 - A | A

Na agricultura

Diego integra comitiva para conhecer tecnologia que reduz efeitos da estiagem

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) integra uma comitiva formada por representantes de diversas entidades para conhecer as inovações e técnicas de irrigação no estado americano de Nebraska, referência mundial no assunto. O parlamentar tem atuado ao longo do mandato na busca pela ampliação das áreas irrigáveis em Mato Grosso, uma importante iniciativa para reduzir os efeitos causados pela estiagem. Estudos técnicos apontam que o estado pode saltar dos atuais 180 mil hectares de área irrigada para 4 milhões de hectares.

“Desde o ano passado tenho trabalhado para que o Governo de Mato Grosso disponibilize kits de irrigação para agricultores, especialmente aqueles que atuam na agricultura familiar, em diversos municípios mato-grossenses, além de pedir pela criação de linhas de crédito para o financiamento de sistemas de irrigação. Ao longo destes seis dias de viagem, poderei conhecer de perto como a tecnologia colocou Nebraska na condição de um estado que tem 3,5 milhões de hectares em áreas irrigadas”, pontuou Diego que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso (FPA/MT).

Participam da terceira edição da “Missão Nebraska”, promovida pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), representantes de entidades como a Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Conselho Brasileiro de Feijão e Pulses (CBFP), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

O estado de Nebraska conta com mais de 100 mil poços perfurados apenas no principal sistema aquífero, o Ogallala, para abastecer a agricultura. "Existe um equívoco ao se pensar que a irrigação consome muita água. Nós utilizamos a água e ela volta para o solo, auxiliando na produção das mais diversas culturas. A Missão Nebraska vem para contribuir com esse processo de desmistificação e para que mais produtores possam aderir a essas técnicas que são o futuro da agricultura mundial", enfatiza o presidente da Aprofir, Hugo Garcia.

Sabedor do potencial de Mato Grosso, Diego já apresentou indicações para a distribuição de 120 kits de irrigação para os municípios de Barra do Garças, Carlinda, Barra do Bugres, Acorizal, Peixoto de Azevedo e Colíder. Além disso, ele solicitou ao Desenvolve MT a criação e disponibilização de linha de crédito para financiamento de sistemas de irrigação e armazenamento para a agricultura familiar.