Segunda-feira, 21 de Julho de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 17 de Janeiro de 2023, 11:13 - A | A

Terça-feira, 17 de Janeiro de 2023, 11h:13 - A | A

ALVO DE CRÍTICAS

Frota chama Abílio de 'bobo da corte', após presidente da Câmara prometer punição ao deputado por fake news

Da Redação do O Bom da Notícia

Declaração de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, à jornalistas, nesta última segunda-feira(16), assegurando que os agentes públicos que tiveram alguma responsabilidade nos atos de vandalismo cometidos no dia 8 de janeiro, contra os prédios públicos, em Brasília, seriam responsabilizados. Ao ainda endereçar ao ex-vereador Abílio Brunini - recém eleito deputado federal pelo PL, de Mato Grosso -, que poderia ser penalizado por mentiras ditas nas redes sociais, tornou o parlamentar alvo de críticas de vários site nacionais.

A fala de Lira veio após ser questionado sobre live realizada semana passada por Abílo, dentro da Câmara, no Salão Verde, apontando que o local não teria sofrido grandes danos aos ataques bolsonaristas no dia 8 de janeiro, ao contrário do Senado, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

(Foto: Ilustração)

FROTA CHAMA DE ABILIO DE BOBO DA CORTE.png

 

O deputado que assume sua cadeira em fevereiro na Câmara dos Deputados acabou, inclusive, sendo alvo de gozação do ex-deputado Alexandre Frota(Pros), que o chamou de 'bobo da corte' em seu seu perfil no Twitter.

"Já sabemos quem será o Bobo da Corte, em 2023, na Câmara, será o deputado Abílio. Que sem conhecer a Câmara foi gravar do lado errado a invasão e também depois que os funcionários da manutenção já haviam realizado a limpeza e revitalização do espaço. Já tinham limpado tudo. Aí, ele resolveu fazer uma live fake".

Horas antes, ao vivo, no jornal CNN 360º, a jornalista Larissa Rodrigues - ao comentar junto com outros colegas de bancada, sobre os duros golpes sofridos pela democracia com os ataques por manifestantes bolsonaristas aos Três Poderes, no último dia 8 de janeiro -, criticou duramente o ex-vereador Abílio Brunini(PL). Igualmente, por conta da live feita pelo parlamentar. Quando disse aos seus seguidores que a Câmara Federal não teria sido depredada, ao contrário dos outros poderes e 'que isto seria um 'verdadeiro mistério'.

"Este deputado fez uma live andando pelo Salão Verde, entra no plenário onde as votações ocorrem na Câmara dos Deputados e argumenta que o local não estaria tão destruído. Depois dessas falas tornarem-se públicas, o próprio presidente da Câmara disse que quem estivessem falando estas coisas, que estivesse faltando com a verdade, menosprezando o que a Câmara dos Deputados passou no último dia desde 8 de janeiro, seria responsabilizado'. Ainda de acordo com a repórter da CNN Brasil, Abílio lhe teria dito, após entrevista, que 'tudo se tratou de um mal entendido e que não foi bem aquilo que ele quis dizer. E que na verdade ele mostrou aquele pedaço onde não teria sido tão destruído'.