Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 11 de Julho de 2023, 14:42 - A | A

Terça-feira, 11 de Julho de 2023, 14h:42 - A | A

CASA CIVIL

Garcia aponta maturidade política de Botelho, ao agradecer presença em posse

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Em entrevista à Rádio Conti FM nesta terça-feira (11), o secretário-chefe da Casa Civil, o deputado federal, Fábio Garcia (UB), agradeceu a presença do presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (UB) em sua posse, ressaltando que a postura do presidente do Legislativo estadual e correligionário revela sua maturidade política.

Em referência, obviamente, ao fato de Botelho  e Garcia estarem em uma  queda de braço política, ainda que sob uma narrativa até agora elegante, para se tornarem o nome oficial do União, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2024.

“Eu agradeci a presença de Botelho na posse, foi uma sinalização de maturidade nossa e como esses dois poderes vão trabalhar em harmonia e se respeitando, fica muito claro que estabelecemos este compromisso. Pois é parte da função desta secretaria ter um relacionamento respeitoso com a Assembleia Legislativa e também entender que são poderes distintos. Sobretudo, que cada um precisa ter sua independência, sua autonomia, mas sempre buscando o melhor para o Estado de Mato Grosso”, disse Fábio.

Ao mudar, inclusive, de postura, e introjetar o discurso do Chefe do Executivo estadual, Mauro Mendes, de deixar a definição e, sobretudo, o debate sobre o pleito para o ano que vem.

“O cargo da Casa Civil é um cargo de confiança. Como o governador já disse, vamos deixar para discutir 2024 em 2024”,.

Garcia teve aval de Botelho, diz Mendes

Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá nesta última segunda-feira (10), o governador Mauro Mendes fez questão de descartar quaisquer arranhaduras políticas entre o deputado federal, Fábio Garcia e o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho por conta de sua escolha. 

Ao adiantar que não só prevê uma boa relação entre os deputados como revelou que antes de Garcia assumir a Pasta, ele teria conversado com o presidente da Casa de Leis estadual e assegurado o aval de Botelho. 

“A primeira pessoa que eu conversei sobre esse assunto - que eu ia escolher o Fábio para a Casa Civil -, foi o Botelho. Até em respeito. Porque o secretário-chefe da Casa Civil é a pessoas que mais se relaciona com a Assembleia. Ele disse por mim está ótimo. Tem todo meu apoio”, disse o governador.

Esta dança das cadeiras ocorreu com a licença, no início da semana passada, de Mauro Carvalho da Casa Civil para substituir Welligton Fagundes(PL), no Senado, por 121 dias. Com a ida de Carvalho para o Congresso, Garcia deixou a cadeira para a secretária-adjunta do Procon Estadual, Gisela Simona, que tomou posse nesta última sexta-feira(07), na Câmara Federal. Data que o Governo do Estado publicou a nomeação de Garcia em edição extra do Diário Oficia, com posse realizada nesta segunda, na sala de reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás. 

Sobre ambos estarem buscando a viabilização de suas candidaturas pelo comando do Palácio Alencastro, Mendes voltou a dizer que só fala de eleição no próximo ano.

“É o que sempre digo, vamos deixar 2.024 para 2.024. Eu não fico olhando para as próximas eleições, eu tomo as decisões que são corretas. Neste caso, igualmente, aquilo que é correto”, disse.