Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 13:04 - A | A

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 13h:04 - A | A

ATENÇÃO BÁSICA

Governador autoriza reforma em mais 30 unidades de saúde de Cuiabá

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

O governador Mauro Mendes(UB) autorizou a reforma de mais 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, que serão realizadas pela equipe do Gabinete da Intervenção. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), junto com o vice-governador Otaviano Pivetta(Republicanos), o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e a interventora Danielle Carmona.

A ação vai melhorar a qualidade no atendimento à população e atende ao que foi combinado com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). 

“A equipe da intervenção fez o planejamento, nós aprovamos e vamos iniciar agora a reforma. A partir das próximas semanas já entrarão as empreiteiras, os trabalhadores, e nós vamos entregar unidades muito melhores. O que nós queremos com isso é que a saúde e o atendimento para a população possam também melhorar em sequência”, relatou o governador, ressaltando que as unidades terão o mesmo alto padrão da UPA Leblon, entregue na última semana

Foram definidas três etapas para a reforma, de acordo com o grau de complexidade, sendo 14 de complexidade alta, 8 de média e 8 de baixa, além de outras 9 que estavam com as obras paralisadas. 

A reforma das unidades que estão em condições precárias vai ser feita com a mão de obra de reeducandos e serviços de uma construtora que mantém contrato para a prestação de serviços à Secretaria Municipal de Saúde. 

“As unidades de saúde do município de Cuiabá, praticamente todas, estão em uma situação extremamente precária. E todas essas unidades que passarão por reforma terão alto padrão de qualidade também. Será feita uma padronização, com melhorias em todos os ambientes, desde telhado, pintura, materiais, piso”, explicou a interventora Danielle Carmona.

Unidades contempladas 

Na alta complexidade, serão reformadas as unidades:  PSF Terra Nova/Canjica; PSF Três Barras; PSF São João Del Rey; PSF Baú/Lixeira; PSF Cidade Verde; Centro de Saúde Jardim Leblon; Centro de Saúde CPA IV; PSF do Distrito de Nossa Senhora da Guia; PSF Jardim Vitória I; PSF Residencial Coxipó 3; PSF Quilombo; PSF Despraiado; USF Jardim Imperial e USF São Gonçalo.

Na média complexidade são: PSF Bela Vista; PSF Praeiro; PSF Novo Paraíso II; PSF Ilza Terezinha Picolli; Centro de Saúde Tijucal; PSF Jardim Independência; PSF Ribeirão da Ponte e Clínica da Família, no Bairro CPA I.

Já as de complexidade baixa são o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do CPA III; do Verdão; do Planalto; e os PSFs do Coxipó do Ouro; Jardim Industriário I e II; Altos da Serra I e II; Jardim Colorado e Jardim Renascer

Na lista também constam nove unidades de saúde que estavam com as obras paralisadas quando o estado assumiu a Saúde de Cuiabá. São elas: PSF Cidade Alta; PSF Pedra 90 III e IV; PSF Planalto; UBS CPA IV; UBS Passaredo; UBS Real Parque; UBS Ouro Fino; UBS São João Del Rey e Policlínica do Planalto, incluindo a clínica odontológica.