Após - em nome de um consenso -, abdicar da disputa pela Primeira-Secretaria da Assembleia Legislativa, em meio à eleição de uma Mesa Diretora cheia de reviravoltas, a deputada Janaina Riva (MDB) chegou a admitir sua insatisfação enquanto única parlamentar mulher dentro das 24 cadeiras, de não estar na vaga que queria. Contudo, expressou sua alegria pelo companheiro de sigla, Dr João, ocupar o cargo.
Ao ainda lamentar, mas sem ressentimentos, a pressão externa que a fez recuar, ainda que tivesse aliados que tinham o mesmo entendimento que o dela sobre a necessidade de que a única mulher no parlamento pudesse ter destaque na Mesa Diretora.
“Eu, Barranco, Lúdio e outros deputados, até mesmo o Dr. João, hoje nosso primeiro-secretário, desejamos ver uma mulher na Mesa Diretora da Casa, especialmente no cargo de primeiro-secretário ou de presidente, e fizemos tudo para isso. Mas, claro, houve pressão externa que acabou prejudicando o processo. No entanto, entendo, que acabamos fazendo uma boa escolha com o Dr. João”, disse.
Janaina ainda fez questão de frisar que a questão da eleição da Mesa Diretora está encerrada, reiterando seu compromisso, contudo, em trabalhar para aumentar a presença feminina na próxima legislatura. Ainda que antecipadamente já saiba que irá alçar novos voos e, assim, não deverá estar no parlamento estadual no próximo pleito.
“Agora é um momento de união da Casa; o assunto da eleição está encerrado, na verdade foi encerrado no dia 05, quando foi protocolada chapa única que vai representar a Assembleia no biêncio 2025 a 2027. Claro, como única deputada mulher gostaria muito de estar na Mesa. Como isto não ocorreu, vamos trabalhar para ter mais mulheres na próxima legislatura. Eu já tomei a decisão de não continuar na Assembleia, e alçar outros voos, mas espero que venham outras mulheres”, garantiu.