Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

POLÍTICA Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 08:48 - A | A

Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 08h:48 - A | A

PARA SEGUNDA

Lúdio convoca secretário de Gestão pra explicar falta de repasse a sindicatos

O Bom da Notícia/Com Assessoria

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) convocou o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, para prestar esclarecimentos sobre a falta de repasse da contribuição sindical a sindicatos de servidores estaduais de Mato Grosso. O controlador-geral do Estado, Paulo Farias, também foi convocado para a mesma sessão, que deve ter ainda a presença da presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sisma), Carmem Machado.

A convocação está prevista para a segunda-feira (27) às 9h, na Sala de Comissões.

A Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (Seplag) começou a exigir um recadastramento anual de cada filiado para fazer os repasses da contribuição. Com isso, a contribuição não está sendo descontada do salário dos servidores e o dinheiro não chega ao sindicato. O primeiro sindicato afetado pela medida foi o Sisma. A presidente Carmem Machado informou que a entidade enfrenta dificuldades para pagar as contas e os salários dos funcionários enquanto o governo estadual não liberar os recursos.

“Os servidores públicos têm direito à filiação sindical. O governo de Mato Grosso está adotando procedimentos questionáveis e totalmente desnecessários, que afetam a sobrevivência dos sindicatos, com o corte das contribuições. Queremos esclarecimentos sobre os procedimentos adotados e as providências para que a liberdade de filiação e contribuição aos sindicatos seja assegurada pelo Estado”, disse Lúdio.