Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 24 de Abril de 2023, 12:51 - A | A

Segunda-feira, 24 de Abril de 2023, 12h:51 - A | A

SOLUÇÕES EFETIVAS

Lúdio realiza audiência pública para debater demanda por concurso na Unemat

O Bom da Notícia/ Com Assesssoria

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) realiza, nessa terça-feira (25), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa, uma audiência pública para debater a necessidade de concurso para técnicos administrativos e professores na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O último concurso da Unemat foi há 10 anos.

Para garantir que o debate seja efetivo, Lúdio convocou a reitora da Unemat, Vera Lúcia de Rocha Maquea, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, e o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, para participarem da audiência. Também foram convidados os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat), Moisés Ribeiro de Oliveira, e da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Domingos Sávio da Cunha Garcia, e o promotor de Justiça Augusto Lopes dos Santos.

"Mato Grosso ampliou muito a arrecadação e é muito triste que a oferta de serviços públicos de qualidade não seja ampliada da mesma forma. Precisamos fortalecer a educação pública básica e superior em Mato Grosso. Por isso é importante reunir todos os envolvidos para debater a necessidade de realizar concurso da Unemat, inclusive os gestores responsáveis pela decisão de realizar o concurso", disse Lúdio.

Em março, o Ministério Público Estadual (MPE) acionou o governo estadual e a reitoria da Unemat para que o concurso seja realizado no prazo de 120 dias. Na justificativa do requerimento, Lúdio destacou "a ausência de docentes efetivos em alguns cursos, resultando em evidentes fragilidades institucionais e acadêmicas para tais cursos e para a própria universidade. Essa situação vem se agravando nos últimos anos com a aposentadoria de docentes que entraram nos primeiros concursos".