Em entrevista ao Cast do Bom, no site O Bom da Notícia nesta quinta-feira (13), a vereadora Maysa Leão (Republicanos), assegurou - que até por uma questão de mérito -, deveria mesmo constar na placa de inauguração da UPA Leblon, o nome do governador Mauro Mendes (UB), que iniciou a construção da unidade de saúde, ainda quando era prefeito de Cuiabá, no período de 2013 a 2016. E que na gestão de Emanuel Pinheiro(MDB), nos seus dois mandatos no comando do Palácio Alencastro, o espaço ficou 'jogado às traças'.
E só podendo ser entregue nesta última quinta, graças à intervenção na saúde, pelo estado, decidida pela Justiça de Mato Grosso.
“Quis o destino que lá atrás, Mauro Mendes quando foi prefeito da capital, começasse essa obra. Já que o atual prefeito, apesar das suas promessas, não terminou a unidade durante os seus seis anos de mandato. Aí veio a intervenção - que faço sempre questão de afirmar que não é política, mas feita por uma decisão da Justiça -, e terminou a UPA. E, hoje, temos o governador Mauro Mendes ao lado desta equipe de interventores, em um momento histórico, inaugurando-a".
“Assim, sem dúvida, naquela placa merece estar o nome do governador Mauro Mendes porque ele começou e terminou. Porque eu fui lá fiscalizar algum tempo atras e vi uma unidade cheia de infiltrações, vazamentos, sem nenhuma condição de atendimento, sem que o prefeito, neste período, tomasse alguma atitude".
Ao ainda apontar que desde que Mendes saiu da prefeitura, nos anos seguintes, já na administração de Pinheiro, todos viram a série de prazos anunciada pelo prefeito, com vários conflitos contratuais com empreiteiras, sem dar sequência às obras, pelo contrário, ela ficou sete anos parada. Mas com a entrada do Gabinete de Intervenção, a interventor Danielle Carmona em 60 dias deixou a UPA pronta e ela pode, enfim, ser entregue aos cuiabanos 'em tempo recorde'.
“Danielle Carmona trabalhou brilhantemente. Que mulher! Esta merece ser enaltecida. Sempre na dela, discreta trabalhadora. Hoje ela está inaugurando a UPA Leblon junto com o governador. Assim, merecem constar na placa o seu nome como a do governador Mauro Mendes. Pois ela fez história, colocou em funcionamento uma unidade que se arrasta há sete anos [...] Não estou aqui para enaltecer o governador, mas estou fazendo Justiça, pois entregou uma unidade à população com condições de atender a todos pelo SUS".
Para você ter uma ideia, a UPA tem área total de 6,5 mil m² e abrange 44 bairros da cidade, onde vivem mais de 139 mil cuiabanos. A unidade teve sua obra iniciada em 2016, no último ano de gestão de Mauro Mendes enquanto prefeito da Capital, e o contrato previa que deveria ser entregue até 2018. Infelizmente, só sendo entregue cinco anos mais tarde.
Veja a entrevista completa