Em entrevista ao UOL News nesta última quinta-feira (17), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB) fez uma balanço da participação do Estado e também do país na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito.
Ao apontar a oportunidade única de reposicionar Mato Grosso diante do mundo, por meio das ações que vêm sendo, ininterruptamente, realizadas em seu governo em favor da preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
"Do nosso lado, houve uma grande oportunidade para reposicionar ou posicionar Mato Grosso sobre as questões ambientais e o Brasil. Principalmente, sobre aquilo que acontece na nossa região. O quanto nós somos protetores ambientais. Sobre o quanto estamos produzindo alimentos para o Brasil e para o mundo. E dentro destes dois pilares, contribuindo para a segurança alimentar e para as questões ambientais. Aliás, essa foi a grande tônica dos debates aqui nestes dias.
Mauro Mendes vem se reunindo com governantes de várias partes do mundo e internamente realizando debates com gestores, que como Mato Grosso, fazem parte da Amazônia Legal. Esta semana, Mendes discursou na COP 27, em Sharm El Sheik, no Egito, reiterando que grande parte de Mato Grosso é preservado. Um quantitativo que muitos países do mundo não conseguem fazer.
Juntamente com outros representantes do Estado e do setor produtivo e ambiental, o governador foi a COP-27, com a missão de fortalecer a imagem de Mato Grosso como a região do planeta que mais produz com preservação. Atualmente, Mato Grosso mantém 62% de seu território inteiramente preservado, mesmo sendo o principal produtor de commodities do país. Os principais estados produtores dos outros países líderes em produção não preservam nem perto disso.
Mendes disse ainda que a participação foi importante para o mundo conhecer e respeitar Mato Grosso.
"O mundo precisa conhecer mais isso e precisa respeitar a contribuição que o nosso país, que a nossa riqueza e a região amazônica está dando para estabilização do clima, nesse esforço global de reduzir reduzir emissões de carbono", completou.
A COP 27
A 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27) começou no último dia 6 de novembro no Egito, sob as expectativas geradas pelos resultados do relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em fevereiro deste ano.
O objetivo é discutir soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e buscar mecanismos aplicáveis globalmente, por meio de negociações e acordos, a fim de conter as mudanças climáticas. Este ano o evento ocorre do dia 6 até 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito e apresenta debates sobre os aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris.