Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 27 de Março de 2023, 15:51 - A | A

Segunda-feira, 27 de Março de 2023, 15h:51 - A | A

MERCADO INTERNACIONAL

Ministro mato-grossense critica impacto do governo Bolsonaro na relação do Brasil com a China

Da Redação do O Bom da Notícia/Com UOL

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), em evento oficial nesta segunda-feira (27), em Pequim, na China, criticou o impacto que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) causou nas relações bilaterais.

O evento teria sido o primeiro compromisso oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), com foco na cooperação entre os dois países em agenda sobre o desenvolvimento sustentável.

Com o cancelamento da viagem do presidente por conta de uma pneumonia, coube ao ministro da Agricultura dar a principal mensagem do novo governo. "Nada é mais importante que reatar relações amistosas com a China", declarou Fávaro.

Durante o governo Bolsonaro, a ala mais radical da extrema direita e até o ex-chanceler Ernesto Araújo fez questão de fustigar as autoridades chinesas.

O resultado foi um esfriamento das relações diplomáticas e um mal-estar inédito entre os dois países.

"Mas, infelizmente, essas relações não foram das melhores e nosso principal foco é reativar as relações fraternais. Bolsonaro ainda passou uma imagem que não respeitava o meio ambiente. O que não era verdade. Foram poucos que invadiram terras ou desmataram", ainda acrescentou.