O presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, anunciou que o Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos - conhecido como ‘Ginásio Dom Aquino’ -, será utilizado provisoriamente pelos comerciantes do Shopping Popular.
“Escolhemos o Ginásio Dom Aquino por ser um espaço significativo para o Shopping Popular. O shopping veio para ficar e fazer a diferença, e com o apoio dos governos estadual, municipal e federal, nós iremos recomeçar ali naquele espaço,” afirmou Galvão, à imprensa no início da semana.
Lembrando que a escolha do Ginásio Dom Aquino se deve ao fato de ser uma estrutura já mantida pelo Shopping Popular e que, claro, não será fácil pois os camelôs começarão do zero.
“Recomeçaremos, mesmo que seja apenas com nossos tripés! Vamos utilizar o complexo que o Shopping Popular já cuidava e mantinha. É o momento de unir forças. Será como no início, renasceremos das cinzas,” explicou.
O incêndio que destruiu o Shopping Popular ocorreu na madrugada desta segunda-feira e consumiu todos os 600 boxes do prédio e milhares de mercadorias. O fogo começou por volta das 2h30 e rapidamente se espalhou, com vídeos, fotos e relatos circulando nas redes sociais, alertando os trabalhadores. O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu as chamas, mas a intensidade do fogo fez com que a estrutura do shopping desabasse.
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nas redes sociais que o Governo Federal oferecerá suporte para a reconstrução do centro comercial, além de linhas especiais de crédito para os comerciantes.
"Digo em alto e bom som: nós, do Governo Federal, vamos ajudar a reconstruir a possibilidade para que vocês possam voltar a trabalhar,” garantiu Lula.
Além disso, políticos mato-grossenses realizaram diversas reuniões nesta segunda-feira (15) para discutir medidas emergenciais de apoio aos comerciantes.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), mencionou a colaboração do Cuiabanco e Desenvolve MT para conceder linhas de crédito e criar um centro comercial temporário no Complexo Dom Aquino.
Alerta
Misael Galvão também vem alertando para que a população fique atenta a supostos golpes usando o nome dos lojistas ou do próprio centro comercial em pedidos de doações e vaquinhas.
Para a imprensa, Misael afirmou que tem recebido reclamações de lojistas ou pessoas próximas sobre os golpes. "Por isso, a Associação vai oficializar todas as campanhas", disse. O presidente não informou a forma como se dará essa "certificação".
Incêndio vira notícia nacional
O incêndio que atingiu o Shopping Popular foi destaque no noticiário nacional. O site Poder360 destacou, por exemplo, que o local funciona desde 1995, reunindo mais de 600 lojas, gerava renda para mais de 3 mil trabalhadores. A matéria destacou ainda declaração do presidente da associação, Misael Galvão, de que o local não tinha seguro “pois nenhuma seguradora aceitou”.
No jornal Estado de S. Paulo, a cobertura ressaltou que apesar do tamanho da tragédia não houve registros de mortos ou feridos e que as causas do incêndio serão investigadas pelas autoridades da segurança pública do estado. Já a CNN Brasil destacou que mesmo com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros em apenas sete minutos após o primeiro acionamento, as chamas levaram meia hora para se alastrar e consumir tudo o que existia ali. E a rádio CBN apontou que um segurança do estabelecimento chegou a tentar apagar o fogo sozinho, mas quando viu que não ia conseguir, acionou os bombeiros.