Rebatendo as críticas da deputada estadual Janaina Riva, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (ambos do MDB), afirmou que não precisa da sigla para ser protagonista na capital mato-grossense. Ao garantir que seu nome se tornou uma marca conceituada no município.
“Respeito meu partido, mas eu não preciso do MDB e de nenhum outro partido para ser protagonista em Cuiabá. O MDB precisa de mim para o partido ser protagonista em Cuiabá. Então, da minha parte está tudo bem não fazer parte do diretório municipal, sei bem quem eu quero como aliado. Em Cuiabá, Emanuel Pinheiro é uma marca, ou seja, é natural que o partido precise de mim para ser protagonista, não eu dele[partido]”;
, afirmou durante coletiva com a imprensa no lançamento do projeto de revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil, nesta quinta-feira (17).
A declaração dada à imprensa no lançamento do projeto de revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil, nesta quinta-feira (17), foi uma resposta à secretária-geral do MDB, a deputada estadual Janaina Riva, que detonou Emanuel Pinheiro, afirmando que ele não teria respeito pela agremiação e que não participava de reuniões da legenda. Desta forma, Pinheiro não estaria credenciado para assumir o diretório municipal da sigla, na capital.
Ainda durante a coletiva, o emedebista aproveitou para desmentir os rumores de que ele e o filho, o deputado federal Emanuelzinho (MDB), estariam planejando se desfiliar da legenda e buscarem outra legenda.
“São falácias, são os partidos que convidam, mas quem não quer um quadro como o Emanuelzinho em seu partido? Todo mundo quer! Seguimos firme no MDB, não temos nenhum problema, só se tiver algum acontecimento extra. Ele [Emanuelzinho] é vice-líder do governo na Câmara Federal. Já até falei com ele para deixar o partido com a turma aqui, porque não tem tempo de se dedicar ao partido. O potencial dele, no momento, é se dedicar à vice-liderança do governo Lula, em Brasília”, pontuou
A possibilidade de mudança dos Pinheiros do MDB para outro partido foi levantada após Emanuelzinho “encabeçar” uma campanha para que o deputado federal Juarez Costa (MDB) se candidatasse à presidência estadual do partido. No entanto, ele acabou decidindo compor como vice do atual presidente, o ex-deputado Carlos Bezerra, que está no cargo há 28 anos e irá buscar a reeleição para o próximo biênio.