A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou por unanimidade, a proposta de lei que autoriza o poder executivo municipal a realizar aporte de recursos para a finalização e entrega dos Residenciais Nico Baracat II e III. O recurso aprovado é de R$ 5 milhões e será depositado à instituição financeira via Fundo de Arrendamento Residencial.
A articulação - de acordo com o prefeito emedebista Emanuel Pinheiro -, foi do filho, o deputado federal Emanuelzinho Neto(PTB), nas negociações junto ao Governo Federal e Caixa Econômica Federal. A proposta havia sido assinada pelo prefeito no dia 21 de outubro e sido encaminhada à Casa de Leis Municipal de Cuiabá logo em seguida para votação.
Há sete anos foi assinado o contrato para a construção do residencial Nico Baracat. Desde que assumiu o mandato, em 2017, Emanuel Pinheiro estabeleceu como uma das prioridades, destravar o processo junto ao Governo Federal para concretizar a entrega das chaves às famílias contempladas.
Nesta última quinta-feira(21), na inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto Tijucal, o gestor emedebista assegurou que em junho entregaria o Nico Baracat II[que irá beneficiar cerca de 440 famílias], mas como se comprometeu com a população, em particular, aqueles que esperam sua casa, ele entregará também o Nico Baracat III.
"Mas não era suficiente, era preciso lutar pela entrega do Nico III, às estas pessoas que já esperaram demais[...] e essa história não podia mais se delongar. Por isso fomos buscar ajuda em Brasília com o deputado federal Emanuelzinho, que articulou as negociações deste aporte de recursos"”, comentou Emanuel, em conversa com jornalistas.
Em 17 de junho de 2019, a Prefeitura de Cuiabá e a Caixa Econômica Federal entregaram 360 casas do Residencial Nico Baracat I. Durante a solenidade, foi anunciada a entrega das chaves da segunda etapa, com 443 casas, para o mês de setembro, com aporte financeiro de R$ 1,5 milhões oriundos da Fonte 100.
O residencial está inserido no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que tem diretrizes próprias e é coordenado pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.
De acordo com o parlamentar federal petebista, Emanuelzinho, o sucesso das articulações representam para ele um " momento muito feliz como deputado federal, por poder atuar para destravar uma situação que vem se arrastando há tanto tempo e que envolve o bem-estar de tantas famílias da minha cidade, Cuiabá. Estou pronto para buscar cada vez mais o bem da nossa gente”.
Antes da entrega do residencial, a Prefeitura de Cuiabá realizou a pavimentação de 1,2 km da via de acesso ao residencial com pista dupla, drenagem, calçada e paisagismo no entorno. (Com informações da Câmara de Cuiabá)