Domingo, 13 de Outubro de 2024

POLÍTICA Sábado, 19 de Novembro de 2022, 10:15 - A | A

Sábado, 19 de Novembro de 2022, 10h:15 - A | A

FÔLEGO FINANCEIRO

Pinheiro rechaça críticas à criação da loteria cuiabana e diz que proposta vai gerar receita à Cuiabá

Silvano Costa/Especial para O Bom da Notícia

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro(MDB), criticou duramente esta semana, as suspeitas de corrupção levantadas por seus opositores, à sua proposta de implantar a Loteria Cuiabana.  

Segundo o gestor emedebista, esses apontamentos partem de políticos que possuem a "cabeça corrupta". 

"A cabeça de boa parte da oposição, não de todos, é corrupta. Eles tem intimidade com isso. Por isso que eles acham que toda aquela iniciativa para melhorar a cidade, para projetar Cuiabá, eles vêem com o intuito de corrupção porque esse é o comportamento deles. Um comportamento que vem ao longo da vida dessas pessoas. Então, isso aí eu deleto. Não me afeta em nada, porque o que importa é a manifestação da maioria".

A declaração de Pinheiro foi feita durante a entrega de novos caminhões caçamba para utilização nas atividades de limpeza da cidade, quando ainda destacou que a população cuiabana gosta de jogar e que uma loteria federal ajudaria no combate aos jogos de azar, como o jogo do bicho, que são ilegais e, claro, ajudaria os cofres da administração.

"O importante é Cuiabá poder ter sua Loteria. Eu não estou estimulando o jogo de azar, estou estimulando a população a ter mais opções para jogar, pois o povo gosta do jogo. Ao invés de estimular a contravenção, por exemplo, como o jogo do bicho, nós vamos ter um jogo legalizado".

Emanuel também pontuou que a Loteria Cuiabana gerará receita para o município e que este faturamento será revertido em benefícios aos moradores de Cuiabá. 

"A Loteria Cuiabana irá gerar receita para o município de Cuiabá, que será revertida na área social, na saúde, na cultura, no esporte, no lazer, enfim, ganha com isso a população cuiabana. Essa é a minha preocupação. Medidas legais, medidas lícitas para melhorar o caixa e para o entretenimento da população cuiabana".

Ao lembrar que o Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que a União não seria mais a única detentora do monopólio, na exploração das loterias. E que a loteria seria uma prestação de serviço público e, assim, poderia ser explorada pelos estados. Ao ainda mencionar Guarulhos, que criou a primeira.

"Acho que o Supremo decidiu sobre a autonomia das loterias em estados e municípios em 2019 ou 2020 [ a decisão do STF foi em 30 de setembro de 2020], em virtude da pandemia e do novo momento que o Brasil estava vivendo. Assim, a loteria não poderia se manter como exclusividade da União. Neste período, Guarulhos saiu na frente, foi o primeiro município. Agora Cuiabá já está se preparando e será todo ele regulamentado no município".