Terça-feira, 10 de Setembro de 2024

POLÍTICA Sábado, 03 de Julho de 2021, 11:00 - A | A

Sábado, 03 de Julho de 2021, 11h:00 - A | A

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Renivaldo garante avanço para Cuiabá com novo Plano Diretor e promete agilizar alvarás em 48h

Vivian Nunes / O Bom da Notícia

Assumindo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Cuiabá, Renivaldo Nascimento revelou que não permanecerá definitivamente no cargo. No entanto, assegurou que cumprirá com a missão de finalizar o Plano Diretor da Capital, que tem sua discussão paralisada desde 2017.

O tucano é vereador pela Capital e assumiu a pasta na última semana, ocupando a função que antes era comandada, interinamente, por Luis Cláudio, que mesmo recém-curado da covid-19, continua tratamento em São Paulo e permanece como secretário de Governo.

Segundo Renivaldo, apesar de ter se licenciado para assumir a Secretaria de Meio Ambiente, não há previsão para que fique definitivamente na pasta. Mas decidiu aceitar o desafio porque sempre acreditou na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Em entrevista ao O Bom da Notícia na última quinta-feira (1º), o parlamentar não poupou elogios a segunda suplente, Maria Avalone (PSDB), que assumiu o seu lugar na Câmara Municipal, após o 1º suplente Ricardo Saad, elegantemente, declinar da vaga em favor de mais uma mulher no parlamento cuiabano. Agora, Avalone se junta às parlamentares Michelly Alencar (DEM) e Edna Sampaio (PT).

“Maria Avalone estava ansiosa, com brilho nos olhos e uma vontade enorme de trabalhar. Tenho certeza que ela vai fazer um lindo trabalho na Câmara de Cuiabá, pois é uma mulher que tem experiência e está tendo a oportunidade de fazer o melhor por Cuiabá”, disse Renivaldo.

Enquanto estiver no comando da secretaria, Renivaldo garantiu que fará tudo que for necessário para preparar Cuiabá para os próximos 30 anos. Prometendo acelerar a consolidação do novo Plano Diretor da Capital, para que no futuro, a população cuiabana não sofra consequências de ordenamento e, claro, políticas.

Desta forma, o secretário assegura que irá encaminhar a proposta para que seja votada na Câmara de Vereadores e que até o final deste ano o Plano Diretor deverá estar pronto para ser executado. Lembrando que este novo ordenamento da cidade deveria ter sido analisado na Casa de Leis, em 2017. Assim, claro, as discussões de novas políticas para a capital seguem paralisadas, sobretudo, com algumas áreas travadas.

“O Plano Diretor é competência e responsabilidade desta pasta. Este plano era para ter sido votado há cinco anos, o que não aconteceu. Ele está sendo discutido junto à sociedade e depois vamos discutir na Câmara Municipal de Cuiabá”, assegurou Renivaldo.

Outro avanço para Cuiabá que o secretário citou é a instituição do Alvará de Construção Automático. Para a iniciativa privada, a nova regra deve destravar obras na Capital e alavancar o setor da construção civil, gerando emprego e renda. Podendo o documento ser emitido em até 48h.

“A prefeitura já vem trabalhando há anos em um alvará automático para aqueles que querem construir e reformar. Estive conversando com o prefeito e esse novo processo deverá estar consolidado em até 60 dias. O que, claro, vai facilitar a vida de muitos empreendedores e, por consequência, da população” finalizou.