Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024

POLÍTICA Domingo, 04 de Julho de 2021, 11:05 - A | A

Domingo, 04 de Julho de 2021, 11h:05 - A | A

AGORA É LEI

Sancionada lei que estimula a criação de bancos de sangue para animais domésticos em MT

O Bom da Notícia

O governador Mauro Mendes (DEM), sancionou nesta última sexta-feira (02), a Lei 11.440/2021, de autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que institui a campanha “Pet Sangue Bom” em todo Estado de Mato Grosso.

A nova lei busca fomentar e motivar a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos, além de promover uma ampla divulgação para conscientizar os tutores dos animais sobre a importância do ato de doação de sangue animal.

O deputado comemorou a sanção deste projeto e disse que é muito importante que ele seja executado e divulgado da maneira mais didática e consciente possível.

“Temos de começar a criar e colocar na cabeças das pessoas que os animais também precisam de sangue, e à partir disso botarmos o “Pet Sangue Bom” em ação. Afinal, muitos donos e donas de animais não sabem que eles também necessitam de doação. A campanha é para isso. Criar essa consciência de haver as condições de termos uma banco de sangue animal e o dono daquele bichinho fazer com que seu animal se torne um doador”, afirmou o parlamentar.

Mas como essa lei pode ser estranha, alguns donos e donas podem ser perguntar: O sangue doado não vai fazer falta para o meu pet? A resposta é não!! Os laboratórios responsáveis pelo procedimento de doação nunca retiram todo sangue que o seu pet pode doar. São retirados apenas poucos mililitros que nem sempre preenchem completamente as bolsas de sangue. Fora que, o sangue retirado é reposto naturalmente pelo organismo em menos de um mês.

O parlamentar reitera que todo o processo será feito da maneira mais organizada e profissional possível, sempre priorizando a saúde e o bem estar do animal, bem como nos locais mais especializados e nas mãos de profissionais capacitados.

“A campanha vai obedecer os critérios clínicos estabelecidos pela Medicina Veterinária, o animal doador de sangue pode colaborar com muitos outros que venham a precisar de sangue. Deste modo, é necessário que haja bancos de sangue veterinários para a doação segura, bem como que se promova a conscientização dos tutores sobre a possibilidade e importância da doação de sangue animal. A Campanha “Pet Sangue Bom” abrange essas duas necessidades em suas diretrizes, tendo por principal finalidade o salvamento de vidas”, finalizou Barranco. A lei (11.440/2021) foi publicada no Diário Oficial e já está em vigor.