O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) irá intermediar o debate em torno da permanência do Novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab -2) com o governador Pedro Taques (PSDB).
Ele se reúne com o gestor tucano no final de tarde desta quarta-feira (17) para tratar do assunto. Esta é a primeira vez que os chefes dos poderes se encontram após o período eleitoral.
Criado em dezembro de 2016, o dinheiro dessa contribuição adicional do setor produtivo é aplicado em ações de infraestrutura do Estado e será válido apenas até dezembro deste ano. A medida gera uma arrecadação anual de aproximadamente R$ 450 milhões.
Em agosto deste ano, Taques garantiu que não iria prorrogar a validade do Fundo. Diante da atual situação econômica, Botelho defende que o gestor tucano renove a medida.
O governador eleito Mauro Mendes (DEM) também garante que irá trabalhar junto com a atual administração no sentido de manter este novo fundo para o próximo ano. Para ele, a ausência deste recurso "extra" pode desequilibrar ainda mais as finanças do Estado.