O governador Pedro Taques (PSDB) afirma que a criação do Fundo de Estabilização Fiscal já possui o apoio de diversas entidades do Estado. Ele afirma que trabalha no convencimento de todas as categorias, tendo em vista que este fundo pode auxiliar o Governo no Estado a superar a crise financeira.
“Nós temos várias entidades que já concordaram com o Fundo como, por exemplo, os atacadistas, o setor de material para construção, álcool, temos vários frigoríficos, enfim. Vários segmentos da indústria já concordaram com o fundo e do agronegócio também. Agora, o dialogo ainda é grande. Estamos conversando com diversos setores para que isso possa ser resolvido”, frisa.
Taques afirma que o projeto referente a criação deste Fundo só será encaminhado à Assembleia Legislativa após encerrar o diálogo com as categorias atingidas.
“Neste momento, Mato Grosso tem aumentado a arrecadação, tanto que pagamos o Banco Of American e pagamos o salário dos servidores em dia. Para que possamos superar este momento de crise, temos que deixá-la de lado e trabalhar. O fundo só será apresentado após esses diálogos que nós estamos fazendo” afirma.
O projeto vem sendo elaborado pela Secretaria de Fazenda sob o comando do secretário Rogério Gallo.
“Hoje vou ter uma reunião com o secretário Gallo para ver como está o projeto, e possamos avançar. Não estou com pressa disso, nós precisamos debater o tema”, disse o chefe do Executivo Estadual.
O Fundo irá permitir a utilização de recursos vinculados para cobrir os déficits com folha salarial e custeio da máquina pública. Ele teria prazo determinado até atingir o ajuste fiscal: gastar mais do que arrecada.