Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025

POLÍTICA Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025, 16:49 - A | A

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025, 16h:49 - A | A

CAPACITAÇÃO

União e protagonismo: MDB inaugura ciclo de fortalecimento das mulheres na política

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A presidente do MDB Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva, afirmou durante o Encontro Elas Lideram que o MDB retoma com força o protagonismo histórico da ala feminina e inicia um novo ciclo de mobilização política voltado à formação, união e fortalecimento de mulheres em mandatos e espaços de liderança. O evento, realizado nesta sexta-feira (14.11) em Cuiabá, reuniu vereadoras, gestoras públicas e lideranças do MDB Mulher de diversas regiões do estado.

Janaina ressaltou que a proposta central do encontro foi reconstruir uma cultura de cooperação entre mulheres, independentemente de diferenças de posicionamento dentro do próprio partido. “Esse evento é pra demonstrar pra todas as mulheres que, apesar às vezes de diferenças de posicionamento político, todas nós podemos caminhar juntas, uma protegendo a outra, uma auxiliando a outra, uma contribuindo com o mandato da outra, formando uma rede de apoio mesmo”, afirmou.

A parlamentar destacou que o MDB sempre teve participação expressiva na formação de lideranças femininas e que o movimento será permanente. “O objetivo aqui do MDB é criar essa consciência nas mulheres emedebistas, levar isso para as demais vereadoras. Esse movimento só vai crescer. Esse é o primeiro de muitos movimentos de mulheres que nós vamos fazer agora no MDB”, disse.

Em sua fala, a ex-deputada estadual e federal Teté Bezerra lembrou que, em 190 anos de Assembleia Legislativa mato-grossense, somente 11 deputadas estaduais foram eleitas, sendo duas do MDB. Janaina também enalteceu a participação de Teté Bezerra, presidente de honra do MDB Mulher e figura histórica do partido. “A história do MDB se confunde com a história de Teté e Carlos Bezerra. Reconhecer quem já contribuiu é uma qualidade do nosso partido”, afirmou.

A presidente emedebista defendeu maior competitividade feminina nas disputas eleitorais. “A gente não quer mulher para preencher vaga como laranja. A gente quer mulher para brigar pela vaga e para a gente prestigiá-la também dentro do partido”, afirmou ela ao reforçar a necessidade de ampliar a bancada feminina. Janaina disse esperar que as próximas deputadas estaduais e federais do MDB surjam do próprio movimento.

Em sua fala, a deputada reforçou a importância de criar uma rede de apoio entre mulheres eleitas, especialmente diante dos episódios de violência política de gênero. “Se fizermos uma pesquisa, todas as vereadoras aqui já sofreram algum tipo de violência política. E isso só muda com união. Você pode discordar da outra, mas não pode permitir que ela seja humilhada ou desrespeitada”, afirmou.

Janaina relembrou casos relatados por vereadoras presentes, como suspensão de verbas indenizatórias, negativa de moções ou sessões solenes e impedimentos que não recaem sobre parlamentares homens. “Isso só acontece com a gente porque somos mulheres. Mulher entende a dor de mulher”, pontuou.

O encontro marcou o início de uma agenda contínua do MDB Mulher para ampliar a presença de mulheres na política mato-grossense e incentivar a formação de novas lideranças comprometidas com a defesa de direitos, a participação democrática e a construção de políticas públicas com olhar feminino. “Nós podemos muito mais. Chefiamos mais de 45 por cento dos lares e seguimos trabalhando, cuidando dos filhos e movendo a economia. Precisamos ocupar espaços de poder na mesma proporção”, finalizou.

Para a presidente do MDB Mulher, vereadora Mariúva Valentin, o encontro de hoje marca apenas o começo do trabalho que o partido pretende fazer de fortalecimento e incentivo para que mais mulheres ingressem na política. “Queremos que as mulheres entendam que elas podem ser o que quiserem e que dentro do MDB encontrarão esse respaldo, acolhimento e respeito”, disse.

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, participou do evento de forma virtual reforçando a pauta de fortalecimento de lideranças femininas. Além disso, prestigiaram o encontro o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, o deputado Dr. João José, o suplente de deputado Silvano Amaral.