Sábado, 18 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 16:35 - A | A

Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 16h:35 - A | A

EM CUIABÁ

Vereadora Maysa Leão denuncia atraso de benefício às famílias do antigo ‘lixão’

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) denunciou na Tribuna da Sessão Ordinária desta quinta (14) o atraso no pagamento do benefício às famílias do antigo ‘lixão de Cuiabá’.

Cerca de 250 catadores de resíduos, que trabalhavam no antigo aterro sanitário de Cuiabá, relatam o atraso do programa "Renda Solidária”. Maysa Leão clamou por uma solução aos beneficiários:

“Praticamente todo mês atrasa esta indenização. Essas famílias comem, pagam suas contas e vivem como?”, questionou a vereadora Maysa Leão no Plenário.

Aprovado há um ano na Câmara Municipal, o benefício “Renda Solidária III” promove aos catadores de resíduos que trabalhavam no ‘lixão de Cuiabá', uma renda de um salário mínimo durante 24 meses.

O fechamento do aterro atendeu ao Novo Marco Legal de Saneamento Básico, que emitiu normas de referência para o fechamento dos mais de três mil lixões e aterros irregulares no país.

Segundo a vereadora, a desculpa dada aos beneficiários é devido a saída do ex-secretário Junior Leite (Limpurb) e o afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) do Executivo.

“Agora essas famílias fazem o quê?”, indagou a parlamentar, que cobra celeridade no pagamento do benefício ao chefe do Executivo e encaminha a denúncia ao Ministério Público do Estado.