Sábado, 25 de Maio de 2024

POLÍTICA Sábado, 23 de Março de 2024, 08:43 - A | A

Sábado, 23 de Março de 2024, 08h:43 - A | A

NOVOS TEMPOS

'Vidas Negras Importam' debate igualdade racial em 4º encontro em Cuiabá

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A Câmara de Cuiabá sediou o 4º Encontro Municipal Vidas Negras Importam, dedicado à igualdade racial, na noite da última quinta-feira (21).

O evento foi promovido pela secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Uma das organizadoras do evento, a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, destacou que a data foi escolhida em alusão ao Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, como um lembrete da persistência do preconceito no país.

“Quando a gente fala da população negra, a gente fala de uma população que é a maioria em nosso país, mas não é a maioria no mercado de trabalho, não é a maioria nos corredores da educação, não é a maioria nos espaços de poder, e a gente precisa mudar essa realidade. Então eventos como esse são importantes para a gente quebrar o preconceito e pensar que a quebra desse preconceito é a inserção da população negra de maneira efetiva na sociedade”, disse a secretária.

Ela também reconheceu o papel vital da Câmara Municipal no apoio a essa causa, afirmando que os vereadores, como representantes do povo, são fundamentais para promover a igualdade racial e reafirmar que vidas negras importam.

“O evento reforçou a mensagem de que a luta contra a discriminação racial ainda não acabou e que é necessário continuar trabalhando para quebrar paradigmas e garantir a igualdade para todos”.

O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) expressou sua admiração pelos organizadores, especialmente Cristiane por transformar a luta pela igualdade racial em um estilo de vida. Ele também enfatizou que a igualdade deve ser uma busca diária e que o evento é um passo crucial para mudar comportamentos e promover a igualdade, independentemente de credo ou cor.

“É lamentável, no século que nós vivemos, ainda pessoas terem comportamentos racistas, eu chamo até de anormais essas pessoas, mas é lamentável que isso ainda continue acontecendo, no momento que nós deveríamos estar aí com igualdade de salário entre o negro e o branco, igualdade no parlamento, até porque o negro hoje ele é a maior parte da população, nós ainda temos que chamar a atenção para que as pessoas olhem para dentro de si e obviamente mude este comportamento”, declarou Stopa.

O vereador Sargento Vidal (MDB) ressaltou a importância do evento, lembrando que no ano anterior o encontro foi realizado de forma virtual e foi concorrido e, neste ano, atraiu um grande público presencial, lotando a Câmara de Cuiabá.

“É um evento que valoriza as pessoas negras e também nos une, sem preconceito, em prol de uma causa comum. Acredito que eventos como este são para transformar a sociedade, quebrando preconceitos e combatendo o racismo estrutural”, afirmou.

O vereador Luis Claudio (MDB) considerou muito relevante o debate na Câmara Municipal, considerada a voz da sociedade. Ele relembrou o início do movimento, que foi inspirado pelo assassinato de George Floyd nos Estados Unidos e gerou uma comoção mundial.

“Hoje, realizamos a quarta edição do evento em Cuiabá, reafirmando que todas as vidas importam, especialmente as dos negros, que são frequentemente marginalizados em nossa sociedade,” declarou.