Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023, 13:31 - A | A

Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023, 13h:31 - A | A

Conheça os benefícios dos alimentos de acordo com a cor deles

Saúde

Conheça os benefícios dos alimentos de acordo com a cor deles
Redação EdiCase

Conheça os benefícios dos alimentos de acordo com a cor deles

É muito comum ouvirmos falar que quanto maior a variação de cores no prato, mais saudável está a alimentação. Segundo a nutricionista Glauce Lamoglie de Carvalho, cada cor representa uma predominância de certos nutrientes e fitoquímicos, princípios ativos contidos nos alimentos capazes de trazer benefícios e prevenir doenças. A seguir, ela explica os benefícios de cada uma das cores:

Vermelhos

Alimentos ricos em licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular.

Representantes: caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pitanga, romã e tomate, além da beterraba e do pimentão-vermelho.

Amarelos e laranjas

Alimentos ricos em betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres e na manutenção dos tecidos e dos cabelos. Ele também beneficia a visão noturna e melhora a imunidade .

Representantes: abacaxi, manga, maracujá, melão, milho, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, mamão, pimentão amarelo e tangerina.

Brancos

A cor é resultante da flavina, que indica alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes; carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas .

Representantes: alho, banana, batata, cebola, couve-flor, feijão branco, maçã, pera, palmito, chuchu, cogumelo, mandioca, nabo e rabanete.

Roxos

Alimentos ricos em antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Essa vitamina está relacionada à disposição, sendo essencial no processo de transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.

Representantes: alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, uva e repolho roxo.

Marrons

Alimentos ricos em fibras , que auxiliam no bom funcionamento intestinal, menor absorção de gorduras e controle na absorção de açúcar. Além disso, alguns alimentos desse grupo, como a castanha-do-pará, possuem selênio, um antioxidante que exerce função vasodilatadora e anticoagulante.

Representantes: cereais integrais e oleaginosas.

Verdes

A cor destes alimentos é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular. Contudo, estes alimentos também possuem quantidades consideráveis de diversos outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio.

Representantes: as folhas verdes, como acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, espinafre, rúcula, escarola e manjericão, além de abacate, abobrinha, quiabo, pimentão verde, brócolis, vagem, kiwi, ervilha, limão e pepino.

Fonte: IG SAÚDE