Sábado, 25 de Maio de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022, 14:01 - A | A

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022, 14h:01 - A | A

Você pode ter diabetes e nem sabe

Saúde

Tom Bueno
Divulgação

Tom Bueno

Não é brincadeira e nem devemos fechar os olhos para uma doença que afeta 1 em cada 10 pessoas no Brasil. O diabetes é uma doença de base responsável que exige cuidado e tratamento. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 40% dos brasileiros que convivem com diabetes tipo 2 nem sabe que tem a doença.

Uma realidade perigosa, que oferece riscos de complicações que afetam a qualidade de vida dessas pessoas no futuro ou até mesmo que pode levar à morte.

No caso do diabetes tipo 1, em que o pâncreas para de produzir insulina, os sintomas são imediatos, mas no caso do diabetes tipo 2, em que existe uma redução na produção da insulina ou até mesmo uma dificuldade de a insulina agir no corpo da pessoa, esses sintomas podem ser mascarados por anos.

O diabetes tipo 2 tem como base a genética, mas outros fatores influenciam no desenvolvimento da doença. Se alguém da família tem diabetes, é importante que a pessoa investigue e faça exames periodicamente.

Um dos fatores principais é o sobrepeso e a obesidade que afetam 9 em cada 10 pessoas com diabetes do tipo 2.

Portanto, a recomendação é que pessoas que estão acima do peso e que tenham histórico familiar de diabetes façam exames e investiguem se tem diabetes ou resistência insulínica que pode levar ao diabete.

Como o corpo de quem convive com diabetes tipo 2 ainda produz insulina, os sintomas podem demorar a aparecer e conviver anos com a glicemia alta pode resultar em problemas do coração, renal, visão e nos nervos.

O diabetes mal controlado é a principal causa de problemas do coração, doença renal crônica, perda de visão e até amputação.

Essas complicações são resultados de muitos anos sem controle ou tratamento do diabetes. Por isso, é muito importante ter o diagnóstico precoce e aderir ao tratamento que inclui medicação prescrita pelo médico, bons hábitos alimentares, prática de exercício físico e cuidado com a saúde mental.

Para quem quer saber os principais sintomas do diabetes quando aparecem, são esses:

·         Sede exagerada

·         Vontade de urinar o tempo todo

·         Visão embaçada

·         Cansaço frequente

·         Perda de peso repentina e sem explicação

Novembro é o mês de conscientização sobre o diabetes. No Brasil 16 milhões de pessoas convivem com a doença. O diagnóstico precoce e o bom controle da glicemia podem evitar a chance da pessoa desenvolver essas complicações no futuro.

Para mais informações sobre diabetes acesse:  www.umdiabetico.com.br

Boas glicemias!

Fonte: IG SAÚDE