Sábado, 20 de Julho de 2024

TECNOLOGIA Segunda-feira, 17 de Abril de 2023, 11:01 - A | A

Segunda-feira, 17 de Abril de 2023, 11h:01 - A | A

Mais de 60 aplicativos para Android espionavam celulares dos usuários

Tecnologia

Celulares eram espionados por vírus
Unsplash/Jonas Leupe

Celulares eram espionados por vírus

Mais de 60 aplicativos para Android estavam infectados com um software malicioso capaz de espionar os celulares dos usuários, de acordo com a empresa de cibersegurança McAfee.

O vírus é capaz de roubar informações de aplicativos, rastrear os dispositivos Wi-Fi e BlueTooth aos quais o celular está conectado, coletar dados do GPS e até executar fraudes em segundo plano, sem que o usuário perceba.

De acordo com a McAfee, os 60 aplicativos somavam mais de 100 milhões de downloads. O software malicioso não era necessariamente instalado pelos desenvolvedores dos apps, então havia aplicações legítimas na lista.

A empresa alertou a Google, que pediu para que os desenvolvedores resolvessem o problema - os que não arrumaram os apps a tempo foram excluídos da loja oficial do Android.

Segundo a McAfee, 27 aplicativos foram atualizados, tendo o problema corrigido, contra 36 que foram deletados da Google Play Store. A maior parte dos apps (veja a lista completa aqui ) é popular na Coreia do Sul, mas alguns funcionam no Brasil.

Fonte: Tecnologia