Domingo, 16 de Junho de 2024

VARIEDADES Sábado, 29 de Julho de 2023, 06:32 - A | A

Sábado, 29 de Julho de 2023, 06h:32 - A | A

Destino dos Famosos: Balneário Camboriú, a cidade catarinense praiana

Turismo

Gabriel Medina e Andressa Urach curtem passeio de barco em Balneário Camboriú (SC)
Reprodução/Instagram 28.07.2023

Gabriel Medina e Andressa Urach curtem passeio de barco em Balneário Camboriú (SC)

Balneário Camboriú , em Santa Catarina , é o principal destino brasileiro quando pensamos em praias no Sul do país. O lugar também é conhecido por estar sempre cheio de pessoas jovens, ou com alma de jovem, aproveitando as melhores baladas e noites da região.

Com quase 140 mil habitantes, segundo dados do Censo 2022 do IBGE, Balneário conta com excelente estrutura turística para oferecer lazer, tanto para os moradores como para os visitantes.

Dito isto, não vão faltar opções de restaurantes, bares, hotéis e lojas pela cidade. Uma informação importante é que existe uma cidade chamada Camboriú em Santa Catarina, que não é a mesma que Balneário Camboriú.

Famosos de todo o Brasil escolhem o destino ao sul do país para passar momentos de relaxamento e descanso. O surfista Gabriel Medina e a influenciadora digital Andressa Urach estão entre eles.

O que fazer em Balneário Camboriú?

Começando pelas praias, um dos principais points da cidade é a Praia Central, mas é importante saber que, infelizmente, ela não é própria para banho - o que não tira dela a qualidade de ser um ótimo lugar de encontro.

Ela é bastante movimentada e na orla há inúmeros edifícios, e sempre haverá pessoas circulando pela praia, se exercitando, praticando esportes ou simplesmente encontrando os amigos nas milhares de barraquinhas espalhadas.

A Praia de Laranjeiras é outra descolada de Balnerário Camboriú e preferida de muitos que visitam o local, especialmente, porque ela fica próxima a diversos restaurantes, para gostos e bolsos diferentes, além das diversas lojinhas de artesanato e artigos de praia que cercam a orla.

A faixa de areia é pequena e, por isso, é importante chegar cedo para garantir um bom lugar. Diferente da opção anterior, na Laranjeiras o turista encontrará água esverdeada, limpa e com poucas ondas.

Outra praia que é considerada uma das mais limpas de Balneário e a do Estaleirinho. A areia por lá é grossa, a água clara e com muitas ondas, que proporcionam condições favoravéis para os amantes dos esportes aquáticos, como o surfe. Já a Praia do Estaleiro é cercada de pedras e restingas, e como a sua "versão em diminutivo" também possui água limpa e própria para banho.

A Estaleiro fica em mar aberto, o que sempre proporciona ótimas ondas, contudo, é importante ter cuidado ao entrar nas águas. Outra opção que é preciso ficar atento com a força das ondas é uma praia que já diz a que veio pelo seu nome: Brava.

Ela fica localizada na divisa com a cidade de Itajaí, a 18 km de Balneário Camboriú. O lado esquerdo dessa praia recebe um outro nome: Praia dos Amores. Apesar do nome fofo, esta parte do mar também costuma abrigar ondas perigosas que podem abalar as estruturas até mesmo dos mais apaixonados.

Famílias com crianças precisam ficar atentas, mas a paisagem local vale a passagem. A Praia dos Amores tem uma boa infraestrutura, com restaurantes, vendedores ambulantes e até uma balada próxima. Por estes motivos, ela é mais procurada por jovens e surfistas.

Já para aqueles que gostam de explorar e conhecer lugares poucos visitados, a Praia do Buraco é uma boa opção. Localizada no Pontal Norte, ela tem ondas fortes e, apesar de ficar próxima da Praia Central, é bem menos visitada, o que proporciona um clima mais agradável e intimista.

Próximo está um dos pontos turísticos mais bonitos de Balneário: o Deck do Pontal Norte. A vista de lá para a orla principal da cidade é belíssima, além do local ser arborizado, o que torna o passeio ideal para quem gosta de caminhadas ao ar livre.

Pelo trajeto, o visitante poderá observar a Prainha e também a Praia do Buraco. A infraestrutura do local é pequena, mas os visuais tornam a experiência superinteressante.

Ilhas de Balneário

A visita a Balneário Camboriú implica uma passagem pela Ilha das Cabras, um dos cartões-postais emblemáticos da cidade. A pequena ilha fica em frente à Praia Central e é um ótimo lugar para observar a natureza local. Para quem quiser explorar melhor a ilha, é possível contratar um passeio de barco.

Um dos mais tradicionais deles sai da pontal sul de Balneário, passa pela orla da Praia Central, depois pela Ilha das Cabras e termina a rota na Praia de Laranjeiras. Se o turista der sorte, fará o passeio em um Barco Pirata , o que tornará a viagem ainda mais divertida.

Barco Pirata de empresa homônima que faz o serviço de visita às praias de Balneário Camboriú
Barcos Piratas/ Divulgação

Barco Pirata de empresa homônima que faz o serviço de visita às praias de Balneário Camboriú

Outra ilha conhecida da região é do Arvoredo, uma reserva biológica localizada em Bombinha, município há cerca de 30 km de Balneário Camboriú. Atualmente, ela é muito procurada para a prática de mergulho e observação da vida marinha local.

Além da rica fauna, a flora regional também é muito diversificada, o que faz do lugar um verdadeiro parque de diversões para os amantes da natureza. Empresas de mergulho da cidade oferecem pacotes para a ilha, e mesmo quem não tem a prática de mergulho com balão de ôxigênio, ou até mesmo nunca fez a atividade, pode treinar para o que é chamado de "batizado", ou seja, o primeiro mergulho.

Passeios

Para quem está buscando uma aventura pelas alturas em terras catarinenses, o Parque Unipraias é um dos melhores lugares para tal atividade. O passeio de teleférico começa na estação Barra Sul, de onde o veículo sobe até a estação Mata Atlântica.

São ao todo 47 bondinhos com capacidade para até oito pessoas. A parada em meio à mata, sobre o morro, proporciona uma vista lindíssima da cidade. De mirantes como o Oceano, com piso de vidro, e o Camboriú, é possível observar tanto a orla da Praia Central, como todo o litoral norte.

Para os mais desbravadores é possível fazer caminhadas no local ou descer pelo trenó de montanha, que pode chegar a 60 km/h. Ainda é possível descer pela ZipRider, uma tirolesa a 240 metros de altura.

O Cristo Luz, em Balneário Camboriú, estrutura semelhante ao Cristo Redentor, do Rio de Janeiro
Reprodução/Instagram 28.07.2023

O Cristo Luz, localizado no bairro das Nações, em Balneário Camboriú

Para quem vai com crianças ao Parque, há uma trilha encantada chamada de "Fantástica Floresta", que faz o passeio de bondinho por dentro da mata. Todas as atividades no Parque Unipraias são pagas, confira os preços neste link.

E quem disse que só o Rio de Janeiro tem um Cristo Redentor para chamar de seu? No bairro das Nações, em Balneário, há o Cristo Luz.

O monumento foi inaugurado em 1997 e tem 33 metros de altura (cinco a menos do que a versão fluminense).

Durante a noite, a obra ilumina a cidade com feixes de luz, e com a iluminação do corpo da estrutura, que alterna entre sete cores diferentes com o passar do tempo.

É possível subir e descer o morro do Cristo Luz de forma gratuita, com um ônibus que passa de uma em uma hora. O local conta com restaurantes e espaço para apresentações musicais. A entrada é paga, confira os valores neste link.

De Balneário é possível ainda curtir passeios de regiões próximas como visitar o Parque Beto Carrero World , na cidade de Penha, a cerca de 38 km dali, ou conhecer Pomerode, conhecida como o Vale Europeu do Brasil e famosa por celebrar a Oktoberfest .

Outro passeio imperdível, que pode ser feito sem a necessidade de sair de Balneário, é dar uma volta na FG Big Wheel, a Roda Gigante de BC e a maior estaiada da América Latina , que fica no bairro de Pioneiros.

O cartão postal proporciona uma vista privilegiada da cidade, de onde o turista poderá admirar os arranha-céus de BC, o oceano e a Mata Atlântica. Ela possui 65 m de diâmetro e seu ponto mais alto atinge 82 m de altura. São ao todo 36 cabines ventiladas. Confira os preços neste link.

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!

Fonte: Turismo