Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

VARIEDADES Sábado, 24 de Junho de 2023, 07:01 - A | A

Sábado, 24 de Junho de 2023, 07h:01 - A | A

Destino dos Famosos: Vitória, umas das ilhas capitais brasileiras

Turismo

O influenciador Bil Araújo e a cantora Wanessa Camargo com os filhos em Vitória, capital do Espírito Santo
Reprodução/Instagram 23.06.2023

O influenciador Bil Araújo e a cantora Wanessa Camargo com os filhos em Vitória, capital do Espírito Santo

Das capitais dos estados do Sudeste, Vitória, no Espírito Santo , é a menos comentada, mas nem por isso sem atratativos que mereçam a visitação à cidade. Com mais de 470 anos de história, a capital oferece belas vistas e é ideal para quem busca uma cidade que tenha um ritmo mais tranquilo e que mescle modernidade com a energia das cidades do interior.

Vitória é uma das três ilhas capitais do Brasil (as outras são Florianópolis, em Santa Catarina, e São Luís, no Maranhão ). São ao todo 34 ilhas, além de vários bairros que oferecem a experiência da vida capixaba, parques para passeios diurnos com amigos e família, além de uma culinária típica focada em peixes e frutos do mar, especialmente o prato moqueca, muito apreciado na região.

Por ser uma cidade pequena, conhecer Vitória também abre a possibilidade de conhecer outros municípios importantes do Espírito Santo, como Vila Velha, Serra e Guarapari.

A cantora Wanessa Camargo gosta tanto da região que tem um residência na capital capixaba. O influenciador Bil Araújo é outro exemplo de famoso que curte a cidade e já conferiu de perto as belezas de Vitória.

O que fazer em Vitória?

Vitória foi fundada em 1551, sendo assim uma das visitas imperdíveis na cidade é conhecer o Centro Histórico. A dica é ir à região nos fins de semana quando o movimento é menor, já que no local se concetram muitos edifícios comerciais e órgãos públicos.

Para quem busca pelo turismo religioso , a Catedral Metropolitana de Vitória está localizada no centro onde inicialmente existia a Matriz de Nossa Senhora da Vitória, uma das primeiras igrejas da capital capixaba. A construção atual é inspirada na catedral da cidade alemã de Colônia.

Outro exemplo de templo na região é a Igreja Nossa Senhora do Rosário A construção do edifício foi iniciada em 1765 pelos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o prédio religioso está localizado no alto de uma longa escadaria. A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio histórico.

A atual sede do governo do Espírito Santo, o Palácio Anchieta, também está localizado no Centro Histórico. No passado o edifício já abrigou o Colégio de São Tiago e a Igreja de São Tiago, onde foi enterrado o Padre José de Anchieta.

Atualmente, além do gabinete do governador, o palácio também abriga um museu com exposições temporárias. É possível visitar ainda as salas do interior do palácio e a antiga Igreja de São Tiago. Para agendar a visita ligue no número (27) 3636-1032.

Fachada do Palácio Anchieta, sede atual do governo de Vitória (ES)
Reprodução/Instagram 23.06.2023

Fachada do Palácio Anchieta, sede atual do governo de Vitória (ES)

O Moscoso é uma boa pedida para quem busca por parques ao ar livre nos arredores do centro da capital capixaba. Com mais de 100 anos de história, o local foi inaugurado em 1912 e, no passado, servia de ponto de encontro da sociedade outrora.

Por lá o visitante irá encontrar muito verde, animais soltos e um lago que contrastam com o agito da capital. Vale dar uma caminhada de manhã ou após o almoço, enquanto se prepara para outras atividades na cidade ao longo do dia.

Continuando no turismo verde , o Parque Botânico da Vale, localizado no bairro de Jardim Camburi, é a maior área verde da Grande Vitória. A área de 33 hectares faz parte de um cinturão verde da empresa Vale e tem como objetivo ajudar a preservar a Mata Atlântica.

O lugar é privado, mas o acesso é gratuito e permite aos seus visitantes conhecerem melhor a mata, a fauna e fazer trilhas com horário agendado. Dentro do parque há vários atrativos, além dos citados acima, como um lago, uma lanchonete, um orquidário e um parquinho infantil.

É um ótimo espaço para fazer um passeio ao ar livre e relaxar com a família em um fim de semana tranquilo. Outra atração é o passeio guiado de ônibus por dentro do complexo da Vale. A viagem, que é gratuita com agendamento, permite aos visitantes conhecerem o processo realizado entre a extração da mineradora e o transporte do minério pelo Porto de Tubarão, localizado na capital capixaba.

Mais um parque importante de Vitória é o da Pedra da Cebola. O local virou cartão-postal do Espírito Santo por ter uma pedra com formato semelhante ao de uma cebola, o que originou o nome do espaço ao ar livre.

É uma ótima atividade para um passeio com crianças, pois há bastante gramado onde é possível fazer piqueniques, por exemplo. Outro atrativo do local é um laguinho que rende fotos lindas para guardar de memória, além de muitas árvores e animais soltos como patos, pavões, entre outras aves.

A pedra com formato parecido a uma cebola que originou o nome do Parque da Pedra da Cebola, em Vitória (ES)
Reprodução/Instagram 23.06.2023

A pedra com formato parecido a uma cebola que originou o nome do Parque da Pedra da Cebola, em Vitória (ES)

Outro projeto interessante ligado ao meio ambiente e que vale a visitação é o Tamar. A iniciativa existe desde a década de 1980 e une pesquisa, educação ambiental, manejo e conservação de espécies de tartarugas marinhas localizados nas áreas do litoral. Ela ocorre em diversos estados brasileiros, incluindo Vitória.

Na capital capixaba, o projeto está localizado na Praça do Papa e, além de todas as atividades, ainda proporciona uma vista privilegiada de importantes pontos turísticos da cidade.

Para o turista que deseja conhecer um pouco mais da cultura capixaba, vale visitar a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, responsável por proteger um dos patrimônios da produção local: as panelas de barro.

O espaço é destinado ao ofício artesanal da criação do objeto de cozinha onde o visitante poderá conhecer melhor sobre o processo de criação do símbolo capixaba, que é feito de barro extraído dos mangues de Vitória e queimado em Goiabeiras, bairro da capital.

Desde o ano passado a produção artesanal das panelas de barro é considerada patrimônio imaterial pelo Iphan. Além das panelas, no galpão também é possível comprar objetos típicos criados pelas famílias artesãs, tradição que vem sendo passada entre as gerações.

As praias de Vitória

Ir a Vitória e não conhecer as praias da capital capixaba é como visitar a cidade pela metade! Há diversas opções para todos os gostos diferentes. A Praia da Guarderia fica localizada no bairro da Praia do Canto.

Ela é cercada pela Praça dos Namorados, um dos principais pontos de encontro da região, além de ter por perto uma vegetação de restinga e muitos coqueiros. É uma praia mais badalada e procurada pelo público jovem, além das famílias que têm crianças.

A areia é amarelada, o mar tem águas claras e calmas e é uma praia que proporciona ótimas fotos de viagem. O local é pequeno, tem pouca estrutura e, caso esse não seja o tipo que o turista esteja procurando, vale também visitar a praia ao lado, a Curva da Jurema, que fica a uma distância curta. Por lá, o viajante irá encontrar mais opções de restaurantes e aluguel de cadeiras e guarda-sóis, por exemplo.

Outro atrativo próximo desta praia é a próxima localização do Shopping Vitória, além do mar calmo, proprício para crianças. Já a Praia do Canto está localizada em um dos principais e nobres bairros de Vitória. Há uma grande diversidade de restaurantes e bares próximos, o que torna o local uma ótima opção para entretenimento, especialmente à noite.

Para quem quer curtir a orla durante o dia, vale alugar uma das bicicletas compartilhadas, o que vai proporcionar um passeio memorável e divertido. Mais uma opção é a Ilha do Boi, composta por duas praias: a Grande e a da Direita.

Elas ficam localizadas em meio a uma área residencial, são pequenas, com águas claras e cercadas por árvores. São as mais escondidas, contudo consideradas as mais belas praias de Vitória.

Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.

Fonte: Turismo