Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

VARIEDADES Terça-feira, 18 de Julho de 2023, 06:31 - A | A

Terça-feira, 18 de Julho de 2023, 06h:31 - A | A

Pedro Sampaio e tirolesa: formatura do 3º ano movimenta Porto Seguro

Turismo

Palco principal do Forma Music Park, na Arena Axé Moi, em Porto Seguro (BA)
Divulgação

Palco principal do Forma Music Park, na Arena Axé Moi, em Porto Seguro (BA)

Toda transição na vida é significativa, especialmente as que envolvem a educação. Todo mundo lembra da primeira formatura, da entrada nos primeiros anos do Ensino Fundamental e da chegada no Ensino Médio. Quando o ciclo escolar acaba, muitos formandos ficam com a sensação de que chegou a hora de comemorar e celebrar o início da vida adulta, que logo virá cheia de cobranças!

Com isso, a Forma Turismo percebeu a possibilidade de um mercado que poderia alinhar essa expectativa juvenil com uma demanda lucrativa. Foi então que a empresa, fundada há 25 anos, em 1997, se tornou hoje a maior operadora de viagens estudantis do Brasil e da América Latina.

Dentro do seu portfólio, a companhia realiza viagens de formatura (para os períodos Infantil, Fundamental e Ensino Médio), intercâmbios, viagens educacionais e também internacionais.

A convite da Forma Turismo, o iG Turismo visitou Porto Seguro , na Bahia , o principal destino de viagem dos pacotes da empresa, para acompanhar a festa de formatura de adolescentes e jovens adultos formandos do Ensino Médio. Confira a seguir o que vimos por lá!


Mais de 25 mil passageiros

Na temporada de julho de 2023, que ocorre entre as datas 3 e 27 deste mês, a empresa avalia que embarcará mais de 25 mil passageiros. As atrações principais, que ocorrem na Arena Axé Moi, também chamada de Forma Music Park, são variadas e se diversificam a cada semana, assim como os grupos que viajam ao destino.

Neste ano são mais de 30 atrações, com shows de Pedro Sampaio, Matuê, Kevin O Chris, Turma do Pagode e MC Cabelinho, além de apresentações de Veich, Teto, Wiu, MC Paiva, MC Lan, DJ Blakes, Jetlag, Biel do Furduncinho, entre outros.

Pedro Sampaio antes de entrar no palco da Arena Axé Moi para show no evento a Forma Turismo, em Porto Seguro (BA)
Equipe Pedro Sampaio

Pedro Sampaio antes de entrar no palco da Arena Axé Moi para show no evento a Forma Turismo, em Porto Seguro (BA)



Na semana que o iG Turismo visitou Porto Seguro, o portal teve a oportunidade de conversar com o DJ Pedro Sampaio que avalia que tem “uma experiência muito boa com a cidade de Porto”.

“É um público muito quente que pula com tudo, que canta e dança tudo, que entra na vibe. Acho que é um dos melhores públicos para fazer show”, afirma o DJ bisssexual , que acrescenta que o público presente durante os eventos da Forma Turismo é “uma galera mais nova que também tem consciência do que está consumindo.”

“Eles têm consciência do artista que está no palco. É uma galera muito exigente, então, tem o seu lado bom, mas também tem o lado que precisamos respeitar muito esse público porque é a nova geração. São eles que vão ditar o que vai acontecer no futuro.”

O cantor ainda aproveitou sua apresentação no evento da empresa de viagens para lançar com exclusividade a faixa “Joia Rara”, com o MC Tato, que também esteve presente na festa em Porto Seguro. A música foi disponibilizada nas plataformas digitais na última sexta-feira (14).

“Eu faço tudo com muito amor, então, eu posso estar gripado, ficar cansado, mas quando começa a minha abertura e eu subo no palco parece que eu esqueço de tudo. O meu corpo se renova e a energia vem como nunca [...] É muito bizarra a energia do palco. É uma energia que me alimenta muito”, finalizou Pedro.




Além dos shows, são inúmeras as atividades disponíveis para os formandos na Arena Axé Moi. Para os amantes de esportes radicais, é possível se lançar em uma tirolesa que percorre a multidão em frente ao palco de uma ponta a outra; também é possível se jogar em um pêndulo, além de uma pista de skate e quadras de basquete e futebol.

Para os menos corajosos, há a opção ainda de curtir o festival enquanto dá uma volta em uma roda gigante; se entretere em uma arena de games com vários computadores com os jogos que os formandos mais gostam, além da praça de alimentação, que neste ano foi decorada em homenagem ao famoso "Quadrado de Trancoso".

A roda gigante ao fundo na Arena Axé Moi durante evento da Forma Turismo
Divulgação

A roda gigante ao fundo na Arena Axé Moi durante evento da Forma Turismo


Outra possibilidade de entretenimento é curtir os shows em uma das lindas praias de Porto Seguro, no Forma Beach Stage, localizado na Orla Norte. Além de apresentações musicais e de DJs, o palco na praia também recebe festas exclusivos. A atração no palcco durante a estadia do iG Turismo na cidade foi da DJ Heey Cat, que conversou com o iG Queer durante a Parada LGBT+ de São Paulo.

Nesta temporada, os passageiros também poderão interagir com dezenas de influenciadores que participarão das festas e atividades promovidas. Os destaques são Vanessa Lopes, Bruno Goes (nobru), Paulinho O Loko, Lucas Gagliasso (Luqueta), Juliano Floss, Vivi Wanderley, Pkllipe, Bibi Tatto, Lana Negrini, Sofia Espanha, entre outros.

homem de camiseta branca com uma roda gigante ao fundo
Divulgação

O influenciador Pkllipe esteve presente nas atividades da Forma Turismo, em Porto Seguro (BA), na temporada julho/2023

Apaixonada por estes influenciadores digitais, a formanda Melissa, de 17 anos, considera que este é um dos pontos altos desta temporada. Ela deu um depoimento para o iG Turismo enquanto curtia os shows no Forma Music Park.

Ela estava acompanhada de João, de 22 anos, seu amigo de hotel. Ambos são de Jundiaí, interior de São Paulo.

“A viagem está incrível, tem muito famoso no meu hotel. As festas estão muito boas também. O cara da Turma do Pagode pegou meu celular e filmou durante a apresentação”, diz ela, empolgada.

“Fiquei no camarote, vi a Vanessa Lopes. A praia é muito boa também. A sensação é ótima”, conta a formanda que ainda expressou que ela e João planejavam fazer “muitos passeios ainda”, e que “a tirolesa e a roda gigante são muito legais”.

Melissa citou também que estava muito animada para ver a apresentação do DJ Arana, de quem ela se mostrou uma verdadeira fã. “Todo mundo das escolas e dos anos passados falam da Forma. Há muitos anos o povo vai. É uma experiência única, os eventos, as festas, o hotel…”


Expansão internacional


Formandos em visita a Disney (Orlando - EUA) pela Forma Turismo
Divulgação

Formandos em visita a Disney (Orlando - EUA) pela Forma Turismo

As experiências que Forma Turismo oferece não se limitam apenas a Porto Seguro, o que por si só já é uma viagem emblemática para os formandos. Angelo Ruggero, sócio conselheiro e diretor de vendas da empresa, explica que há passeios também que incluem Dubai , nos Emirados Árabes Unidos, e a Disney , em Orlando (EUA).

“Dubai é um dos produtos da Forma que liberamos não só para os formandos, mas também para toda a família, como a Disney, em Orlando. Dubai é um país que tem uma área de parque de diversões extremamente rica e ainda um pouco desconhecida. Queremos estar nessa vanguarda do turismo para este destino que logo vai estar em alta”, avisa o diretor, que também acrescenta a importância de países da América Latina para o negócio.

“Aqui no Brasil, o turismo estudantil já tem mais de trinta anos, com uma estrutura bem fortalecida, mas na Argentina , por exemplo, o negócio é bem mais antigo. Por lá, já existe há quase 90 anos. São mais de 100 mil alunos que viajam por ano por regiões domésticas argentinas.”

Ruggero também avalia que as redes sociais da Forma Turismo, que só no Instagram tem mais de 500 mil seguidores, ajudam a movimentar os serviços da empresa, especialmente com fluxo orgânico.

“Nossas mídias sociais tem um alcance orgânico muito grande, principalmente nos vídeos pós viagens, que são vistos por mais de 90 países”, conta o executivo.

“Começamos a receber uma solicitação muito grande de estados como Rio Grande do Sul e Paraná , que fazem fronteira com Argentina, Uruguai e Paraguai . Em 2019 fizemos o primeiro fretamento saindo de Assunção, no Paraguai, para Porto Seguro. Já estávamos em diálogo com empresas da Argentina, Uruguai, Chile , Peru , e Colômbia , contudo, veio a pandemia.”

Para o diretor, por mais que o turismo mundial tenha sido drasticamente impactado pela Covid-19, a paralisação forçada ajudou a empresa a se reestruturar, especialmente em suas operações digitais.

“O ponto positivo é que devido a pandemia conseguimos focar em estruturar a empresa para receber esse volume de novos formandos que estão por vir. Veio então toda a transformação digital sistêmica que estamos passando, além de estarmos buscando o que há de mais avançado no mercado, o que tem de mais forte de sistema do e-commerce, de plataformas de CRM, de tudo o que envolve esta parte digital do negócio”, diz Ruggero que acrescenta que a empresa tem a ambição de expandir seus negócios para além das Américas.

“Queremos expandir nossos clientes não só para países da América Latina, mas também da Europa, porque também temos uma procura muito grande vindo de Portugal e Espanha . A ideia é voltar com os pacotes para pessoas do exterior na próxima temporada, em 2024, e com força total em 2025.”

Angelo Ruggero também é presidente do Conselho da Forma Turismo
Divulgação

Angelo Ruggero também é presidente do Conselho da Forma Turismo


For Fun, Forma 9, e Forma Conhecer

Além das viagens para Porto Seguro (BA), pensadas para a formatura de Ensino Médio, a Forma Turismo ainda oferece outros pacotes, dedicados a outras faixas etárias. O For Fun, por exemplo, se dirige aos formandos do Ensino Fundamental I, que se preparam para a chegada do 6º ano.

A viagem conta com atividades, brincadeiras e atrações especiais pensadas para esta faixa etária, que é mais infantil. Além dos monitores, que estão presentes em todos os pacotes de viagem, algumas atividades possuem a presença de gamers, youtubers e tiktokers que têm esse público como alvo de seus conteúdos.

Arena de games, tobogã gigante, arena de atividades recreativas, jogos não digitais, playroom, entre outras, são algumas das atividades propostas. Neste caso, os formandos podem escolher como destino da viagem as cidades de Atibaia ( São Paulo ), Teresópolis ( Rio de Janeiro ), Caeté (Minas Gerais) e Alexânia (Goiás).


Formandos do 5º ano durante atividade recreativa promovida pela Forma Turismo
Divulgação

Formandos do 5º ano durante atividade recreativa promovida pela Forma Turismo

Já os ingressantes ao Ensino Médio, formandos do 9º ano (Ensino Fundamental II), podem contratar o Forma 9 e escolher entre Fortaleza (Ceará) , Angra dos Reis (Rio de Janeiro) e Santo Amaro da Imperatriz ( Santa Catarina ) como destino da viagem. As hospedagens disponíveis tanto para o For Fun como para o Forma 9, são resorts e as atividades se concentram dentro destes hotéis.

A programação padrão do pacote para o 9º ano inclui Festa da Espuma - durante o dia -; Sunset Pool Party - uma baladinha na piscina do hotel, que acontece sempre ao pôr do sol -; além de DJs e competições de diversão.

Durante a noite, os formandos curtem festas mais tradicionais da Forma, como a White Garden e a Mysterio Fantasy, com direito a prêmio para as fantasias mais criativas. Para fechar a experiência, os adolescentes participam do Luau de Despedida. Todas as programações de todos os pacotes podem variar conforme o destino e a temporada.


A Festa da Espuma que ocorre durante o pacote Forma 9, destino aos formandos do Ensino Fundamental II, da Forma Turismo
Divulgação

A Festa da Espuma que ocorre durante o pacote Forma 9, destino aos formandos do Ensino Fundamental II, da Forma Turismo

Já o Forma Conhecer é um projeto pedagógico que se destina a levar alunos, independentemente do ano, para conhecer os estúdios do cartunista Maurício de Souza, responsável pelo HQ “Turma da Mônica”.

“Esse projeto vai de encontro exatamente com a missão da empresa e com o nosso propósito: nos tornarmos o principal parceiro de entretenimento nas escolas no Brasil [...] O Maurício de Souza já tinha um sonho antigo de levar crianças e adolescentes para conhecerem os estúdios do desenho e nossa parceria com ele é de muito sucesso”, afirma o Angelo Ruggero, que traz também uma novidade no catálogo da Forma Conhecer.

“Traremos em breve a visitação ao novo parque do 'Sítio do Pica-Pau Amarelo', em parceria com a Globo. Assinamos os direitos para construir um novo sítio com a temática da história de Monteiro Lobato e que será construído em Atibaia. O espaço contará com 12 mil m²”, anuncia o executivo.

“Na pandemia tivemos a oportunidade de adquirir um resort , em um terreno de 300 mil m². Queremos transformar a área em uma região de lazer pedagógico. Haverá a possibilidade dos clientes se hospedarem e também curtirem os parques que iremos construir lá. A previsão do início das visitas é no início do ano que vem.”



Smart Pass

Outro diferencial que Ruggero conta que a Forma implementou entre seus serviços é o Smart Pass, um controle digital da movimentação dos formandos.

“Em 2001 estávamos crescendo e precisávamos ter um controle maior para além de um contador com um papelzinho anotando os nomes dos passageiros. Fomos buscar a tecnologia mais avançada na época, que era o QR Code. O código continha a informação do passageiro, e a partir dele conseguíamos saber se o formando havia ou não ido para as festas em Porto Seguro, por exemplo”, conta o executivo.

“A tecnologia foi avançando e hoje usamos o sensor de presença. É uma pulseira de aproximação que conseguimos acessar todas as informações, não só se o passageiro saiu ou não, mas também como ficha médica completa.”

O diretor de vendas ainda avalia que a maior preocupação dos pais é saber “‘o que acontece com meu filho se ele passar mal ou houver um acidente?’”.

“A monitora, neste caso, não pode dar nenhuma medicação. Ela tem que levar o formando para a enfermaria, que tem dentro de todos os hotéis, e lá serão checados os medicamentos que estão autorizados ao menor tomar. Caso o formando precise de um medicamento específico que não está listado, entramos em contato com os responsáveis. Sempre dizemos: ‘primeiro a gente cuida, depois a gente preocupa.’”

“Hoje eu brinco que os vendedores têm um trabalho muito mais fácil que o meu, na época em que comecei, quando ninguém conhecia a Forma. Agora temos passageiros embarcando conosco que são filhos de antigos passageiros, o que para nós é muito legal”, diz Ruggero. “Nossa melhor propaganda é o boca a boca, é a experiência que vem e volta, e se espalha nos salões de beleza, nas barbearias, nos futebóis…”

Esse é o caso da agente de viagem Beatriz Veneziani Matera, de 37 anos, que foi uma das formandas de Porto Seguro há 21 anos, em 2022.

“Conheci a Forma na minha escola porque o pessoal ia fazer essa viagem de formatura, e eu fui convidada para conhecer melhor [o serviço]. Eu estava no segundo ano, fazia parte da comissão de formatura, e neste ano nós da comissão éramos convidados para conhecer o possível destino de viagem e a estrutura que a Forma oferecia para decidirmos se iriamos contratar o serviço ou não, no ano seguinte.”

Beatriz afirma que sua experiência de formatura “foi incrível”. “A Forma já era conhecida na época. Eu morava em São Paulo, mas sou do interior, de São José dos Campos”. A agente gostou tanto da viagem que no ano seguinte a sua formatura foi mais uma vez, com seus amigos de sua cidade natal.

“Com isso consegui com que a Forma também começasse a ser reconhecida no interior. Ficamos uma semana em Porto [Seguro]. Além das festas tivemos momentos culturais durante a viagem. A gente foi ao Centro Histórico [de Porto Seguro], a Trancoso, e Arraial d'Ajuda , no Arraial d'Ajuda Eco Parque”, relembra Beatriz que diz que sua experiência inspirou sua afilhada Luisa, de 17 anos.

“No ano passado, quando ela estava no segundo ano, a gente começou a movimentar uma comissão de formatura, fazer a molecada se reunir, porque além de ter a confiança a gente sabe que tudo dá certo [caso haja uma organização com antecedência]”, diz Beatriz.

“Muita coisa mudou, eles aprimoraram muito, sem dúvida, de 21 anos para cá. Meu filho, Lucca, de 10 anos, com certeza vai ser um passageiro da Forma. Já começa agora, antes de Porto Seguro, com os outros destinos que a Forma oferece [citados anteriormente]. Ele vai fazer parte de tudo isso”, finaliza a mãe.

Território Forma

Mais um ponto relevante da experiência em Porto Seguro é um detalhe da operação da Forma Turismo, que consiste, basicamente, em criar uma cidade dentro da cidade. Toda essa área é chamada de "Território Forma".

Os hotéis exclusivos, os beach clubs, e as arenas de shows e entretenimento ficam todos nesse complexo, uma área de aproximadamente 500 mil m² localizada na Orla Norte da cidade, abastecida também de comércio local, com supermercados, farmácias e caixas eletrônicos.

Além disso, a operadora conta com uma equipe dedicada a fazer rondas por todo o Território, os monitores, já mencionados antes. De fato, pela nossa experiência, do iG Turismo, é possível identificar que estes profissionais estão 100% disponíveis para o auxílio aos formandos.

Eles estão presentes em todos os momentos da viagem, a começar pelo embarque nos aeroportos, auxiliando o passageiro em todas as etapas como check-in e despacho de bagagens.

Depois, mais monitores acompanham o grupo durante o voo, enquanto outra equipe fica no aeroporto de Porto Seguro, pronta para recepcionar os formandos. Além disso, durante toda a viagem de formatura, a equipe se divide nas festas, nos hotéis, nos ônibus exclusivos e nos passeios.

Formandos no embarque do Rio de Janeiro para Porto Seguro, na viagem de formatura da Forma Turismo
Divulgação

Formandos no embarque do Rio de Janeiro para Porto Seguro, na viagem de formatura da Forma Turismo




Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!

Fonte: Turismo