Domingo, 23 de Junho de 2024

VARIEDADES Sexta-feira, 28 de Julho de 2023, 21:01 - A | A

Sexta-feira, 28 de Julho de 2023, 21h:01 - A | A

Praia que mal cabe guarda-sol pode ganhar o título de menor do mundo

Turismo

Ilha da Selinha ou Ilha Rachada
Reprodução/Curiosidades de Ubatuba - 28.07.2023

Ilha da Selinha ou Ilha Rachada

A praia de Gulpiyuri, localizada nas Astúrias, na Espanha, com 40 metros de extensão, recebe título oficial de "menor praia do mundo" pelos Guinness Book. Porém, extraoficialmente, no Brasil teríamos uma menor ainda, a Praia da Paciência, no município de Penha, em Santa Catarina, com uma faixa de areia de 20 metros. Todavia, as duas cidades podem ser desbancadas em breve.

O município de Ubatuba, no litoral norte paulista, diz ostentar, de fato, a menor praia do Brasil e do mundo. E quer registrar o feito no Guinness Book para desbancar as "rivais".

A praia que está localizada ao norte de Ubatuba, em um ilhote conhecido por Ilha da Selinha ou Ilha Rachada — que recebe esse segundo nome por causa de uma fenda existente entre as duas formações rochosas. É justamente na fenda, que "rasga" a ilha ao meio, está localizada a praia.

Vista de frente da ilha, o trecho de areia possui apenas 4,30 metros de extensão. A faixa de areia se estende até o lado oposto da ilha, bastando percorrer cerca de 15 metros de areia fofa e pedras, entre os dois gigantes paredões que formam a fenda.

Segundo matéria feita pela Nossa UOL, esse trecho é bastante estreito. Na parte mais larga possui cerca de quatro metros, mas a maior parte possui cerca de dois metros de largura. Na área da areia, é possível abrir apenas um guarda-sol. Ou dar três passos.

A Ilha Rachada está no roteiro de diversos receptivos turísticos que realizam passeios de lancha em Ubatuba, mas o embarque não é realizado devido ao tamanho do lugar, que não comportaria a quantidade de turistas, e por medidas de segurança.

Apesar de a Ilha Rachada constar no roteiro da maioria das agências de turismo que realizam passeios de lancha, o lugar não é oficializado pela prefeitura como atrativo turístico.

De acordo com os operadores, também nunca houve, até agora, interesse em divulgar a praia existente na ilha como "a menor do Brasil" ou "a menor do mundo", afirma a reportagem.

Diante da ampla divulgação do lugar, que já ocorre há anos nas redes sociais por meio de registros feitos por turistas, a prefeitura de Ubatuba informou que está desenvolvendo uma campanha de divulgação do atrativo, por intermédio da Secretaria de Turismo do município, que se tornará oficial. Os passeios, porém, serão apenas para contemplação. Em nota, o município informou que cogita registrar o feito no livro dos recordes.

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!

Fonte: Turismo