Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

VARIEDADES Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019, 11:43 - A | A

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019, 11h:43 - A | A

Saiba o que fazer no Natal em Campos do Jordão

IG Turismo

Se você quer fugir do calor, aproveitar uma cidade charmosa, com arquitetura interessante e deliciosa gastronomia sem ir muito longe de São Paulo, a dica é passar o  Natal em Campos do Jordão.

Leia mais: 7 dicas do que não fazer em Campos do Jordão para evitar estresse na viagem

Natal em Campos do Jordão arrow-options
shutterstock
Natal em Campos do Jordão

Cidade de temperaturas muitas vezes negativas, Campos do Jordão é também chamada "Suíça brasileira". E no Natal, cerimônias mais tradicionais e atrações diversas invadem o local, que acaba por se tornar um destino comum da época. Veja a seguir as melhores opções para curtir o clima natalino:

1. Natal dos Sonhos

Praça do Gazebo%2C onde o Papai Noel foi recepcionado para o início do Natal dos Sonhos arrow-options
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campos do Jordão
Decoração do Natal dos Sonhos, em Campos do Jordão


Realizado pela Fundação Lia Maria Aguiar em conjunto com a Prefeitura Municipal, o Natal dos Sonhos enfeita várias partes da cidade e conta com uma séries de eventos culturais. Desde o dia 15 de novembro, com a chegada do Papai Noel e o acendimento das luzes de Natal, as comemorações já estão acontecendo, e vão até o dia 5 de janeiro de 2020.

A decoração tem Papais Noeis, duendes, renas, soldadinhos de chumbo, bonecos de neve, anjinhos e estrelas, e um dos seus pontos principais é a Praça de Abernéssia.

Integrando a programação do "Natal dos Sonhos", ocorrerá neste sábado (21) a "Corrida Iluminada de Natal", uma corrida de rua de 6 km com a largada na Praça do Capivari. Além das categorias adulto (às 18h30) e infantil (às 16h30), os cachorros também podem participar (às 18h)! Ao final, todos são recepcionados pelo Papai Noel. 

Outra atração é "Um Show de Natal", prevista para o dia 22 de dezembro, às 11h, na Concha Acústica, localizada no Centro Turístico da cidade. 

Para a véspera do Natal, em 24 de dezembro, estão marcadas apresentações da Orquestra Regional de Campos do Jordão, às 15h, e do Coro Infantojuvenil, às 16h, também na Concha Acústica. 

2. Trem do Papai Noel 

Papai Noel distribuindo balas no trem. arrow-options
Divulgação/EFCJ
Papai Noel distribuindo balas no trem.

No dia 22 de dezembro, acontece o Trem do Papai Noel , promovido pela Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), em Campos do Jordão e em Pindamonhangaba, que fica na região metropolitana de São Paulo. São duas viagens por dia em cada cidade com decoração natalina, balas para crianças e a presença do Papai Noel por todo o caminho.

O custo é de R$12 e o trajeto dura uma média de 30 minutos. O horário de saída do trem é às 15h e  às 16h, da estação Emílio Ribas até a estação Abernéssia, de onde voltará. 

Já no dia de Natal (25), a EFCJ promove o Trem de Natal. A diferença dele para o Trem do Papai Noel é que nesse caso, não há a presença do bom velhinho. Não é permitido realizar reservas para o passeio e crianças de colo não pagam. Os ingressos são obtidos na própria estação.

3. Parada de Natal no Parque Capivari

Parada de Natal%2C em Campos do Jordão arrow-options
Divulgação/PMCJ
Parada de Natal, em Campos do Jordão

A parada de Natal é um desfile de muita tradição em Campos do Jordão, que esse ano será no Parque Capivari. Repleto de figurinos coloridos e chamativos, coreografias e interações com o público, o desfile promete trazer o clima natalino através do tema "O Quebra Nozes". 

Leia mais: Quer aproveitar o melhor da alta gastronomia? Campos do Jordão pode ser opção

É importante lembrar que para participar da Parada, não precisa pagar. Nos dias 21 e 22 (sábado e domingo), não haverá desfile, mas, sim, a presença do Papai Noel (das 15h às 21h), enquanto nos dias 23 (segunda) e 28 (sábado) haverá tanto o desfile (às 20h) quanto a presença do bom velhinho, no mesmo horário dos outros dias.

4. Boulevard Geneve

Decoração da galeria Boulevard Geneve arrow-options
Divulgação/Boulevard Geneve
Decoração da galeria Boulevard Geneve

Essa galeria ganha um toque especial no Natal: como em alguns lugares portugueses, sombrinhas coloridas decoram a Boulevard Geneve. O charme é ainda maior no período da noite, quando luzes de LED iluminam as cores presentes nas sombrinhas.

Para aqueles que adoram tirar fotos e postar nas redes sociais, esse é o ponto perfeito. Além disso, se alguém precisar fazer uma parada para tomar um café ou comer um docinho, não vai se decepcionar. É uma galeria conhecida por "ter de tudo" e animais domésticos são aceitos.

A decoração especial de Natal exposta até o dia 5 de janeiro. 

5. Festival Gastronômico das Frutas Vermelhas

Prato feito com frutas vermelhas arrow-options
Reprodução/guiadecamposdojordao.com.br
Prato feito com frutas vermelhas





 Se você quer se deliciar com as melhores receitas envolvendo frutas vermelhas, essa é uma ótima pedida. O Festival Gastronômico das Frutas Vermelhas é promovido pelo grupo Cozinha da Montanha e acontece até o dia 5 de janeiro. 

A ideia é que vários chefs, de diversos restaurantes, inovem e usem a criatividade na hora de fazer seus pratos. O Toribinha Bar&Fondue, por exemplo, está participando do festival. 

Ainda sem ideia para as férias? Veja o que fazer no interior de São Paulo

Além de Campos do Jordão, o evento cresceu para abranger também municípios vizinhos, como Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Esse movimento representa o sucesso dos produtos regionais e pratos deliciosos para os turistas que vão curtir o Natal em Campos do Jordão





Fonte: IG Turismo