Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

AGRO & ECONOMIA Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 12:56 - A | A

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 12h:56 - A | A

SEMANA DO BRASIL

177 empresas de MT participam da semana do Brasil

A Gazeta

Mais de 100 empresas em Mato Grosso aderem à Semana do Brasil. A “Black Friday” brasileira começa hoje (6) e segue até o dia 15, numa adaptação feita pelo governo federal da campanha realizada anualmente pelo varejo norte-americano. Lojistas locais oferecem descontos de até 70% nos preços de produtos e serviços. Na véspera do evento nacional de estímulo às compras, 177 estabelecimentos comerciais em 26 municípios do Estado confirmavam participação, segundo levantamento do governo.

 

As promoções são realizadas por varejistas de confecções, calçados, bolsas, acessórios, brinquedos, relógios, perfumaria, artesanato, artigos de decoração, artigos esportivos, colchões, móveis, eletrodomésticos, máquinas e ferramentas, materiais de construção, equipamentos de informática, materiais escolares, medicamentos, combustíveis, alimentação, bebidas, além de prestadores de serviços. A Black Friday verde e amarela envolve os pequenos negócios e grandes redes varejistas. 

 

Consumidores que pretendem ir às compras devem pesquisar bem os preços e negociar o pagamento

É uma oportunidade para os lojistas melhorarem as vendas do mês e para os consumidores irem às compras, levando para casa produtos com preços diferenciados, opina o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Fábio Granja. Ele lembra que o início da Semana do Brasil coincide com o feriado nacional da Independência, celebrado amanhã (7), quando as lojas poderão funcionar normalmente na Capital mato-grossense e região metropolitana. “Sábado é um dia com maior fluxo de pessoas (no comércio)”. 

 

O incentivo ao consumo coincide com a liberação dos pagamentos do abono salarial (PIS/Pasep) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores. “Isso vem após um ciclo de vendas relativamente fraco”, observa o economista Edisantos Amorim. Para os consumidores que desejam ir às compras, ele recomenda pesquisar preços para verificar se o desconto anunciado é realmente atrativo. 

 

“Para valer a pena, o desconto deve estar em torno de 50% a 70%”, exemplifica. Pagar à vista é a melhor estratégia para evitar o endividamento. Caso o consumidor opte por parcelar o pagamento das compras, recomenda que seja feito no menor prazo, sem incidência de juros. “Se gostou do produto, negocie. Pesquise as melhores condições no mercado, que vive nessa concorrência”. Atenta às promoções realizadas ao longo do ano, a servidora pública Angélica Bravo, 27, sabe identificar quando os descontos são reais. Monitora principalmente as ofertas de passagens aéreas, para comprar com desconto. 

 

“Recebo emails e acompanho pela internet”, acrescenta. Durante a Semana do Brasil, pretende comprar se encontrar produtos com preços realmente mais baixos. “Ainda não pesquisei nada, mas se tiver algo com preço bom, vou aproveitar. Quero comprar maquiagem”. Diferentemente de Angélica, a rejuntadeira Márcia Regina da Cruz, 39, pretende ficar longe das lojas. “Não costumo comprar em promoções, mas acho bom se tiver desconto de verdade. Compro quando preciso e tenho dinheiro. Neste feriado vou para o sítio”.

 

Expectativa

 

Lojistas de shoppings de Cuiabá e Várzea Grande projetam aumento de 7% nas vendas durante a Semana do Brasil, afirma o presidente da União de Lojistas de Shoppings (Unishop), Geraldo Prado. De modo geral, os comerciantes estão animados com o evento, como é o caso da empresária Ariane Bigolin. A empresa investiu em peças publicitárias veiculadas por diferentes canais para chamar atenção dos clientes para os descontos.

 

“Para nós, a campanha é muito importante. Quando a economia não está tão boa é preciso fazer as coisas para o mercado reagir”, avalia. Na empresa dela, do materiais para construção, há produtos nacionais com desconto real de até 50%, garante a empresária. Redes varejistas de eletrodomésticos anunciam descontos de até 70% durante essa 1ª edição da Black Friday verde e amarela.

 

Serviço

 

Informações sobre os estabelecimentos comerciais de Mato Grosso parceiros da Semana do Brasil, sua localização e as condições ofertadas na ação promocional podem ser consultadas pela internet, no endereço eletrônico http://www.brasil. gov.br/semanadobrasil

 

Fonte: Silvana Bazani