Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

AGRO & ECONOMIA Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 15:27 - A | A

Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 15h:27 - A | A

COMÉRCIO

Saques do PIS/Pasep devem aquecer economia de Cuiabá, prevê CDL

Da Redação

O pagamento das cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) iniciou nesta segunda-feira (18) e promete movimentar a economia do País, assim como da capital mato-grossense.  

 

No total, serão injetados nesta primeira fase dos pagamentos R$ 39,5 bilhões na economia brasileira, deste montante, 158 milhões são destinados a Mato Grosso, sendo que 149.255 cotistas, com idade entre 57 a 59 anos, tem direito ao benefício somente no Estado.  

 

De acordo com o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, até o dia 29 de junho deste ano, qualquer pessoa titular de conta do PIS/Pasep, que se enquadre no programa, pode sacar os recursos que tiver. Durante esse período, as vendas devem estar aquecidas na capital.

 

“A decisão do governo federal de liberar o saque das contas inativas do PIS/Pasep para quem tem direito ao benefício é extremamente positiva para o comércio de Mato Grosso e ajudará a movimentar a economia do nosso estado, o que deixa os lojistas bastante otimistas”, disse ele.  

 

Conforme avaliação da CDL Cuiabá ainda, o comércio deve ser o principal beneficiado com a injeção de recursos, tendo em vista que os trabalhadores que têm direito ao saque podem usar os valores para consumo ou mesmo para quitar dívidas e limpar o nome em órgãos de proteção ao crédito.  

 

Quem pode sacar  

 

Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/PASEP entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.  

 

A lei abriu uma janela temporal para que todos os cotistas do PIS possam realizar o saque dos valores constantes nas contas individuais. Os cotistas seguirão o calendário escalonado de pagamentos.  

 

É possível, por meio do site www.caixa.gov.br/cotaspis, consultar o saldo disponível para saque. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.