Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

BRASIL & MUNDO Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 15:28 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 15h:28 - A | A

CONTRA A REFORMA

Greve geral deverá afetar serviços em todos os estados

Opinião e Noticia

(Foto: Ilustração)

greve geral.png

 

A greve geral convocada para esta sexta-feira, 14, afetou serviços em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Protestos, que ocorrem em pelo menos 84 cidades, têm como principais pautas a defesa da Educação e contra a reforma da Previdência.

 

Em várias cidades, o transporte público foi afetado. Muitas universidades e escolas, públicas e particulares, suspenderam as aulas em apoio à greve e com receio de que os alunos tivessem dificuldades em chegar.

 

Os bancários também aderiram à greve, com inúmeras agências, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, permanecendo fechadas e com piquetes nesta sexta-feira.

 

No Rio de Janeiro, apesar do transporte público estar funcionando normalmente, diferentes manifestações foram registradas. Houve pontos de bloqueios em vias ao longo da manhã, com policiais tentando dispersar os manifestantes. Em Niterói, um carro particular furou uma manifestação e atropelou três pessoas, segundo informou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

 

“Absurdo!!! Duas professoras e um estudante atropelados em Niterói enquanto manifestavam contra a reforma!!! Toda solidariedade às vítimas e àqueles que lutam pela aposentadoria do povo!!!”, escreveu a parlamentar.

 

Já em São Paulo, o transporte público foi afetado, com pelo menos quatro linhas de metrô operando parcialmente. O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, compartilhou uma imagem das ruas de São Paulo vazias. “Centro da cidade lembra um domingo”, escreveu. Medeiros chegou a ser questionado por um internauta sobre a veracidade da imagem, mas revelou ter fotografado na manhã desta sexta-feira.

 

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o transporte público chegou a ficar completamente parado, com todos os 352 ônibus que abastecem a cidade permanecendo nas garagens. Em outras cidades paulistas, houve pontos de bloqueios em vias e adesão parcial à greve no setor de transporte.

 

Em Salvador, capital da Bahia, uma mulher teve uma parada cardiorrespiratória após inalar fumaça dos protestos. Ela foi internada às pressas, mas o seu estado de saúde atual ainda não foi divulgado. Já no Distrito Federal, ônibus e BRTs foram afetados. A Força Nacional reforçou a segurança em alguns pontos chaves da cidade.

 

A greve geral deste dia 14 de junho provocou um novo embate nas redes sociais. Os internautas a favor da manifestação levantaram a hashtag “Greve Geral” (“#GreveGeral”). Por outro lado, os internautas contrários à greve se posicionaram através da hashtag “Dia 14 Brasil Trabalha” (“#Dia14BrasilTrabalha”).