Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 19 de Outubro de 2019, 07:00 - A | A

Sábado, 19 de Outubro de 2019, 07h:00 - A | A

SEPARADOS

Ala é construída separada para 72 presos que trabalham em cadeia em MT

O Bom da Notícia

Uma ala exclusiva para 72 presos que trabalham no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, foi inaugurada nessa quinta-feira (17) na unidade. Eles são separados dos demais presos que não exercem atividades de trabalho.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), o objetivo é propiciar melhores condições de descanso aos 41 presos que trabalham, sendo 36 em regime extramuros e cinco intramuros, em espaço separado dos demais que ainda não estão inseridos nos projetos de trabalho.

 

O trabalho externo é realizado na fábrica de artefatos de concreto, em um terreno ao lado da unidade penitenciária, com a parceria da prefeitura e de uma empresa privada. Os materiais feitos por eles são utilizados em obras de órgãos públicos da cidade.

 

A unidade possui atualmente 247 presos, sendo 174 condenados e 73 provisórios.

 

As inaugurações coincidiram com a visita do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Penitenciário, que está percorrendo unidades penais da região Norte de Mato Grosso esta semana.

 

Em conversa com os presos que trabalham, o supervisor do GMF, desembargador Orlando Perri, frisou que eles possuem uma grande responsabilidade ao adquirir o direito de atuar em atividades extramuros.

 

Para ele, são condições como esta, de remição de pena, remuneração, convívio social e possibilidade de dormir em celas melhores, que devem ser valorizados.

 

Na avaliação do juiz da 4ª Vara Criminal, Hugo José Freitas da Silva, um alojamento separado para os reeducandos que exercem atividades laborais está em consonância com o comportamento que eles têm demonstrado na fábrica.

 

O magistrado acredita que a estrutura será um incentivo a mais para serem dedicados ao trabalho.