Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 15:08 - A | A

Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 15h:08 - A | A

SANEAMENTO EM OBRAS

Moradores do Santa Teresinha conhecem ETA Sul

O Bom da Notícia

Moradores do bairro Santa Teresinha, localizado na região sul de Cuiabá, conheceram, neste sábado (07 de dezembro) a nova estação de tratamento de água da capital mato-grossense. A estrutura, situada em uma área de 22.061 m², tem capacidade para produzir 750 litros de água por segundo, o que representa, ao dia, 65 milhões de litros.

 

Além do Santa Teresinha a unidade, cujas obras estão na fase final, vai atender a outros 86 bairros, beneficiando 155 mil pessoas, e trazer melhorarias a todo o sistema de distribuição de água do município. Considerada o coração do Sistema de Abastecimento de Água Sul, a ETA possui quatro reservatórios que, juntos, armazenam 19 milhões de litros de água. Para levar a água tratada até os consumidores, foram instalados 38 mil metros de adutoras, que são tubulações de grande porte. As obras de implantação do Sistema Sul são realizadas pela Águas Cuiabá, seguindo o contrato de concessão de saneamento básico firmado junto à Prefeitura Municipal. 

 

Construção da mais nova estação de tratamento de água de Cuiabá entra na fase final; unidade atenderá 155 mil pessoas

Todos os trabalhos são acompanhados e fiscalizados pelo órgão regulador (Arsec) e Ministério Público (MPE-MT). Durante a visita, a comunidade do Santa Teresinha conferiu, de forma concreta, o que está sendo feito para garantir o abastecimento de água tratada 24 horas por dia. Hoje, o bairro é atendido de forma intermitente e a concessionária tem realizado, ainda, reforço no fornecimento de água por meio de caminhões pipa. “Estar aqui é uma oportunidade. Nunca imaginei que iria conhecer uma obra desse tamanho, com tanta importância para a comunidade. Olho essa estrutura e vejo água na torneira todos os dias e isso é uma conquista, um sonho”, conta Rita Margarida Gomes, moradora do bairro desde a entrega das chaves, há cinco anos. 

 

A implantação do Sistema de Abastecimento de Água Sul foi possível graças ao investimento de R$ 95 milhões em obras, equipamentos e projetos. “Nossa prioridade é garantir abastecimento de qualidade aos nossos clientes. Temos conhecimento da situação de cada bairro e estamos atentos às dificuldades ainda existentes em algumas localidades. Mas sabemos que essas dificuldades estão com os dias contatos, porque a ETA Sul tem o porte necessário ao abastecimento dos 86 bairros que ela abrange, com qualidade e regularidade”, declaro o gerente operacional da Águas Cuiabá, William Figueiredo. 

 

“Estamos felizes de poder mostrar para a comunidade que o saneamento básico de Cuiabá está avançando – e nada melhor do que conferir de perto as obras para que as famílias fiquem tranquilas quanto ao acesso aos serviços de saneamento, que terão um importante salto de qualidade já no início de 2020”, acrescentou. A ETA Sul tem inauguração prevista para janeiro de 2020. Ela faz parte do conjunto de investimentos feitos nos sistemas de água e esgoto de Cuiabá, que totalizaram R$ 350 milhões nos últimos dois anos.