Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 11 de Janeiro de 2020, 23:22 - A | A

Sábado, 11 de Janeiro de 2020, 23h:22 - A | A

VEJA VÍDEO

Motoristas de App alertam que corridas terão aumento em MT

O Bom da Notícia

Motoristas de aplicativo de transporte de Cuiabá e de Várzea Grande aderiram nesta sexta-feira (10) à paralisação nacional da categoria em protesto contra o aumento do valor da corrida para os usuários. Segundo estimativas do setor, trabalham atualmente nas duas cidades em torno de 13 mil profissionais ligados a seis plataformas.

 

Os motoristas, acompanhados de um carro de som, saíram de Cuiabá da Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo, seguiram pelas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Tenente Coronel Duarte (Av. da Prainha), Rua XV de Novembro, no Bairro Porto, atravessaram a ponte Júlio Muller, e seguiram pelas avenidas da FEB, Couto Magalhães, Filinto Muller, em Várzea Grande, até chegar ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon. 

 

O Sindmapp-MT (Sindicato dos Motoristas de Aplicativo), além de reclamar do aumento abusivo do preço dos combustíveis, se posiciona contra a taxação dos motoristas. De acordo como a presidente do sindicato, Solange Menacho, em Várzea Grande a Câmara Municipal deverá seguir o exemplo de Cuiabá e criar uma lei instituindo a cobrança de uma taxa de R$ 165 aos motoristas de aplicativo. 

 

“Estamos dizendo não, não aceitamos taxa tributária, pedimos segurança para os motoristas, pedimos não a taxação de até 55% por cento que todos os APPs estão pedindo a cada corrida que o motorista faz. Esta é a nossa bandeira hoje”, explicou. Atualmente, operam nas duas cidades as plataformas Uber, POP 99, Urbano Norte, Urban, Indriver e Donna Car. 

 

O Sindmapp-MT pleiteia também junto às plataformas um percentual maior destinado aos motoristas no valor das corridas. “Queremos quebrar esta taxação que cada App cobra dos motoristas, até 60 por cento dos motoristas, aí nós queremos reduzir isso aí, sem aumentar para o passageiro”, disse a presidente. “Queremos manter nosso carro, ir para a rua, manter um transporte de qualidade, por um preço menor. Basta os Apps diminuírem esta taxa abusiva, sem aumentar um centavo, porque é o que eles estão querendo fazer, aumentar a 10 centavos o quilômetro rodado, isso vai sobrar para o bolso de cada usuário”, alertou. (Com informações da TV Vila Real)