Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 10 de Junho de 2019, 08:39 - A | A

Segunda-feira, 10 de Junho de 2019, 08h:39 - A | A

SALÁRIO ATRASADO

Motoristas de ônibus paralisam atividades nesta segunda em Cuiabá e VG

Rafael Machado - O Bom da Notícia

Os motoristas do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande paralisaram as atividades na madrugada desta segunda-feira (10).

 

Eles alegam que não receberam o salário no quinto dia útil, como está previsto no acordo coletivo, e que ainda não tiveram previsão de pagamento.

 

A paralisação afeta os 270 mil usuários do transporte coletivo.

 

A Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU) confirmou que 100% dos ônibus estão parados nesta segunda. Destaca que as empresas estão com dificuldades financeiras devido oscilações no valor da passagem, o que teria ocasionado um desiquilíbrio financeiro.

 

Ainda segundo a MTU, as empresas estão tentando viabilizar o pagamento do salário dos motorista desde a semana passada.

 

Desde o dia 30 de maio, o valor da passagem voltou a custar R$ 4,10, após o Conselho Participativo da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) ter aprovado a revisão da tabela tarifária.

 

Antes disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia determinado que o passagem voltasse ao valor de R$ 3,85. O conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acolheu uma representação de Natureza Externa proposta por cinco vereadores de oposição [Dilemário Alencar (Pros), Abílio Júnior (PSC), Diego Guimarães (PP), Felipe Wellaton (PV) e Marcelo Bussiki (PSB)] ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), pedindo a revisão do preço cobrado.

 

Os parlamentares alegaram que na fórmula paramétrica não houve a aplicação da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) – de 5% para 2% - aprovado pela Câmara Municipal para serviços de transporte público.