Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 20 de Junho de 2019, 21:34 - A | A

Quinta-feira, 20 de Junho de 2019, 21h:34 - A | A

FESTA DE SÃO BENEDITO

Segurança do imóvel e de fiéis gera mudança

Riscos de incêndio, perigo para o imóvel tombado e a população são alguns dos motivos para mudança de parte da tradicional Festa de São Benedito, um dos maiores patrimônios culturais de Cuiabá, para o Centro de Eventos do Pantanal, no bairro Ribeirão do Lipa, na Capital. As comemorações festivas e sociais da festa, como a feira gastronômica e as apresentações culturais, foram transferidas para o novo local.

 

A situação trouxe à tona dificuldades e riscos que a Igreja do Rosário e São Benedito enfrenta para manter toda a tradição em um mesmo local. A mudança foi duramente criticada por parte da sociedade, que de acordo com a Comissão de Festa da igreja, desconhece as condições da cozinha da igreja, que durante todas as festas é alvo de alerta pelo Corpo de Bombeiros, e atualmente, só funciona até as 18h; bem como os problemas financeiros e sociais enfrentados. 

 

De acordo com o padre Pedro Canísio Schroeder, a necessidade da mudança se deu principalmente para garantir a segurança dos devotos e participantes da festa, assim como do patrimônio histórico que é a igreja. A cozinha do local não é adequada para atender um evento de grande proporções como a festa, o que inviabiliza a parte social do evento no local. “Não podemos arriscar a segurança de todos”.

 

Além disso, para realizar toda a festa no local são necessários muitos investimentos em infraestrutura, além de vários trâmites burocráticos para garantir a tranquilidade do evento. 

 

No ano passado, foram investidos cerca de R$ 80 mil apenas nas questões de segurança da festa. Além disso, há ainda gastos para delimitar o espaço da festa com gradil, tendas cobertas, palco, som adaptado para eventos ao ar livre e gerador de energia, falta de estacionamento, interdições no trânsito e outras questões. 

 

Por esses e outros motivos, a decisão de transferência da festa para o Centro de Eventos do Pantanal foi uma definição tomada em conjunto pela coordenação da festa de 2019. 

 

De acordo com Joaquim Curvo, coordenador geral da comissão, o Centro de Eventos foi escolhido porque oferece um amplo espaço de cozinha, com toda a segurança necessária para os fieis. “Nossa intenção é manter a tradição, mas garantindo a segurança de todos com responsabilidade”. 

 

(Reportagem de Dantielle Venturini)

VÍDEO