Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

ESPORTES Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 14:57 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 14h:57 - A | A

BOXE

Crise financeira esvazia o ringue no campeonato de Boxe

Oliveira Júnior

Começou domingo e vai até sábado, no Ginásio da Lixeira, em Cuiabá, o Campeonato Brasileiro de Boxe. A competição organizada pela federação local, com o apoio da Confederação Brasileira de Boxe (CBB) reúne 127 atletas nas categorias Cadete Masculino (15 a 16 anos), Feminino Elite (19 a 40 anos) e Feminino Juvenil (17 a 18 anos).

 

O presidente da CBB, Mauro Silva, o vice-presidente da entidade, Marcos Brito integram uma delegação de 9 pessoas da CBB que acompanham a competição em Cuiabá durante toda a semana. Como sempre o evento sofre com a falta de patrocínio e só foi viabilizado, com o apoio financeiro da própria CBB e a logística mínima das autoridades locais, como as secretarias de esportes do Estado e do Município. 

 

Das 13 delegações inscritas, pelo menos quatro tiveram de viajar de ônibus, como os atletas da Bahia, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso do Sul, que é o vizinho mais próximo. Com menos dificuldades, integram o ‘cast’ as equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pará, Roraima, Ceará, Goiás e Mato Grosso. 

 

“Cada delegação sofreu para chegar até aqui. Ano passado tivemos 220 atletas; este ano bem menos. Teve estado que inscreveu 12 e só vieram três, quatro. As dificuldades são enormes em todos os estados, mas graças a Deus estão bem hospedados, recebendo alimentação de primeira, tudo bancado pela Confederação Brasileira de Boxe. Só temos a agradecer. Eles gostam muito de Cuiabá, pela colhida e a facilidade para se deslocar”, disse o presidente da federação Mato-grossense, Sebastião Borges. A esposa dele, dona Zilda Olímpia da Silva - árbitra há 30 anos - revela que trabalha em 15 lutas por dia. 

 

“O nível técnico vai melhorando a cada dia. São eliminatórias simples. Tivemos 16 lutas no primeiro dia e só teremos folga na sexta-feira; um dia de descanso para as grandes finais de sábado a noite que vão apontar melhores do Brasil em cada categoria”, detalhou Zilda, possível sucessora do marido na entidade estadual. A nobre arte premiará os melhores do país na sexta-feira com medalhas e troféus e a entrada é frnaca no Ginásio da Lixeira. (Reportagem A Gazeta)