Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 09:07 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 09h:07 - A | A

ENTREVISTA COM EDIVALDO RIBEIRO

Terapeuta diz que PNL usada como ferramenta, assegura conhecimento e muda as pessoas

Marisa Batalha - O Bom da Notícia

Foto: OBDN

terapeuta Welinton Magela.jpg

 

Mesmo com uma agenda superlotada por conta de um Workshopp na área da programação neurolinguística, na Câmara de Dirigentes Lojistas em Cuiabá e ainda outro em Rondonópolis (212km distante da capital), durante todo este último final de semana, o terapeuta, Master Trainer em Programação Neurolinguística e diretor do Instituto ELO, Weliton Magela, conseguiu abrir uma brecha e conversou longamente com o jornalista Edivaldo Ribeiro, diretor do site O Bom da Notícia.

 

A PNL nasceu em 1970 com dois americanos que estudaram as estratégias mentais de pessoas vitoriosas; de lá prá cá a neurolinguística mudou muito, mas continua servindo de ferramenta na reorganização dos nossos pensamentos e emoções

Magela que ainda é teólogo, historiador e consultor organizacional, especializado em preparação psicológica de equipe de alto rendimento, ao relembrar que a PNL nasceu em 1970, com dois americanos que estudaram as estratégias mentais de pessoas vitoriosas, assegurou que de lá prá cá a neurolinguística mudou muito, mas continua servindo de ferramenta na reorganização dos nossos pensamentos e emoções. E sob o olhar da autopercepção, identificando pontos fortes e fracos que cada um de nós possui, se tornando um mecanismo poderoso de autoconhecimento.

 

Assim, de acordo com o terapeuta, a PNL te ensina sobre como estruturar a mente, sobretudo as emoções. E de posse deste controle, sendo utilizada em favor das vitórias pessoais ou na busca delas.

 

"A estrutura da mente é a chave para o sucesso, em suas várias facetas. Pois antes a inteligência, conceitualmente, significava acumular conhecimento, hoje; é fatiar este conhecimento, validando e revalidando algumas informações mais privilegiadas, que colocadas à disposição de uma pessoa têm o poder de arremessá-la ao encontro dos seus anseios. Seja de crescimento, seja pessoal ou material. Assim a PNL é saber filtrar estes pensamentos, reordenando-os".

 

De acordo com Welinton, a neurolinguística estuda a experiência subjetiva. Na prática, é como fazemos para pensar, sentir e lá na ponta, como criamos nossas estratégias. Lembrando que, comumente, existem dois mundos 'o que eu habito e um outro que habita em mim [pensamentos, emoções, performances]. Sob este diálogo, percebo o mundo, sob o olhar dos valores que habitam em mim; e é desta forma que respondo às situações da vida. Ou seja, são estruturas mentais que existem internamente nas pessoas e que, ao final, são as responsáveis em movê-las para cima ou para baixo, contra ou a favor".

 

Ainda na entrevista, Magela pontuou que não acredita que cursos, cultos ou promessas mudem as pessoas, mas é, particularmente, a reformulação interna que impulsiona a mudança na vida das pessoas. Sobretudo, sua disposição de realizar esta mudança na estrutura da inteligência, das emoções, da performance.

 

Ou seja, o homem é em última instância, um bem montado computador que responde a quem o manuseia. Por meio deste mecanismo, tecnologicamente avançado e de alta performance, marcado pela excelência divina, ele cria ou [co]cria. Utiliza-se bem das informações que recebe diariamente ou se confunde dentro deste emaranhado de pensamentos, sem saber rastrear ou filtrar as informações, sobretudo, sem saber como utiliza-las na prática.

 

'Ninguém nasce com estrela na testa, um predestinado. Nem tampouco, detém fórmulas mirabolantes. Desta forma, o sucesso não está predestinado a um escolhido ou ao mais inteligente, mas ao que se dispõe a mudar diariamente. Que trabalha focado no automelhoramento [mindset, a mentalidade usada para o melhoramento]. Observando o processo de crescimento com o algo que nunca termina, nunca está pronto, que não se fecha e que pode ter intens acrescentados todos os dias', ainda diz Magela.

 

Esta semana aportando na Europa, o Master Trainer em Programação Neurolinguística, inicia sua jornada de palestras por Portugal. E para aqueles que acreditam que o cérebro humano foi colocado à disposição e não contra o homem, Magela estará de volta à Cuiabá em setembro, quando volta a ministrar outro workshop - de 20 a 22 de setembro -, também no espaço CDL. Agora com a 'PNL aplicada à vida e à carreira', ou seja, uma oportunidade imperdível de realizar uma imersão na programação neurolinguística e, claro, realizar um salto quântico na própria vida.

 

Mais sobre o terapeuta

 

Magela é um dos seis maiores neurolinguistas da América Latina. Com uma trajetória acadêmica dedicada ao estudo e pesquisa dos aspectos emocionais, mentais e físicos do ser humano, é especializado em competências de liderança, comunicação verbal e não verbal e inteligência emocional.

 

Dono de um estilo inovador e carismático na arte da comunicação, Weliton vem desenvolvendo ao longo dos últimos 20 anos, treinamentos dinâmicos, que trazem uma nova concepção de como alcançar qualidade e excelência na comunicação para desenvolvimento de alta performance.

 

Assista abaixo a entrevista na íntegra

VÍDEO