Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

ESPORTES Domingo, 18 de Agosto de 2019, 04:25 - A | A

Domingo, 18 de Agosto de 2019, 04h:25 - A | A

QUARTA DIVISÃO DO NACIONAL

Luverdense amarga nova queda

A Gazeta

Reconstrução: esta a palavra que deve ser usada pela diretoria do Luverdense a partir desta semana, quando o clube digerir o rebaixamento à Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro a partir do próximo ano. Após sentir o gosto de disputar por quatro temporadas consecutivas - 2014 a 2017 - na Série B do Nacional, o Verdão do Norte sofreu um duro golpe na última quinta-feira, quando perdeu de 3 a 1 para o rival Paysandu em pleno estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio verde, pela penúltima rodada da primeira fase da Série C.

 

Esse duelo era decisivo à pretensão do time do interior de Mato Grosso a se manter vivo contra o descenso. Só a vitória lhe interessava para que, na última rodada da fase classificatória diante do também rebaixado Atlético Acreano, para se livrar da queda, mesmo assim dependendo de outros resultados do Boa Esporte e Tombense, ambos de Minas Gerais.

 

Em seus melhores momentos no esporte, o Luverdense chegou a conquistar a Copa Verde em 2017

Com uma campanha decepcionante, onde em 17 jogos disputados no turno e returno, conquistou apenas uma vitória em cima do Acreano, empatou dez vezes e cinco derrotas, a equipe da região do Norte, que chegou a ser principal força de Mato Grosso, viverá uma dura realidade de quem disputa divisões inferiores do futebol brasileiro. A mais dura e principal delas é fuga de grandes patrocinadores, que visam visibilidade a nível de Brasil. 

 

Presidido desde sua fundação por Helmute Lawisch no início do ano 2000, o Luverdense ainda não fez as contas com as consecutivas quedas. No fim do ano de 2017, a primeira decepção após o acesso à Série B em 2013, aconteceu com o descenso da Segunda Divisão para a Terceira. 

 

Na época, a diretoria demitiu o atual técnico Júnior Rocha para efetivar o ex-jogador Odil Soares. Sexta-feira foi a vez de Rocha ser demitido de novo. Maico Gaúcho assume interinamente. A queda é devastadora ao clube da cidade de Lucas do Rio Verde. Com apenas uma vitória nesta Série C, o Verdão deixou de somar importantes pontos no ranking dos clubes brasileiros. 

 

Esta pontuação é atualizada no fim de cada temporada e serve para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) convidar os dez melhores clubes das 27 federações que não conseguem vagas na Copa do Brasil para o próximo ano. Agora, a aposta do Luverdense para disputar o torneio nacional em 2020 é nos torneios seletivos, a Copa FMF, que dá ao campeão a terceira vaga de Mato Grosso à competição nacional e a Copa Verde. Neste torneio, o campeão garantirá vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020. (Reportagem Luiz Esmael)